Começa hoje a World Wide Developers Conference 2013 da Apple

WWDC 13

Estamos outra vez naquela altura do ano em que se vê se os rumores que fizeram correr milhões de litros de tinta virtual são mesmo verdade. Hoje arranca a conferência WWDC ou Apple World Wide Developers Conference 2013 em S. Francisco. Tradicionalmente é neste evento que se fazem os principais anúncios para o resto do ano no que respeita mais a software.

Assim espera-se que façam as primeiras aparições, os seguintes produtos:

iOS7

Na realidade, a Apple não apresenta um verdadeiro novo sistema operativo móvel desde o iOS 3. Tudo o que tem sido feito até hoje são tweaks e adições, mas o sistema, no essencial, é o mesmo. Foi esta uma das principais críticas feitas ao iPhone 5 que apesar de ser uma máquina nova, mais fina e moderna era mais do mesmo, porque o sistema em nada tinha mudado (para além da linha de ícones extra possibilitada pelo aumento do comprimento do ecrã).

Espera-se que agora sob a batuta de Jonathan Ive, o todo-poderoso designer da marca da maçã, apareça um sistema operativo móvel novo, completamente redesenhado. Os “mentideros” já mostram imagens do novo sistema com um aspecto mais 2D que, atrevo-me a dizer, está mais próximo do Windows Phone 8 que do Android, como se pode ver pela imagem publicada hoje pelo site 9to5 Mac que apesar de ser conceptual cristaliza tudo o que se tem dito acerca do aspecto do novo sistema operativo móvel da Apple:
iOS7

Mas a mudança no iOS não se vai ficar pela perda de uma das dimensões. O novo sistema operativo, que tem o nome de código Innsbruck, vai trazer novas funcionalidades como por exemplo a capacidade de se fazer uploads de imagens e vídeos directamente para várias redes sociais que não eram suportadas directamente pelo sistema como o Vimeo ou Flickr.

Outras duas funcionalidades a precisar de uma grande revisão são o assistente por voz Siri, que nunca chegou a desenvolver todo o seu potencial e o fiasco que foi a aplicação de navegação Maps.

Espera-se portanto que hajam muitas novidades nestas duas frentes.

Outras alterações muito comentadas por aí são os novos filtros para a app de fotografia que a pode aproximar mais do Instagram.

A multitarefa também é um aspecto que se diz que vai ser alterado de forma melhorar o modo como os utilizadores saltam de uma app para outra ou como duas ou mais app comunicam umas com as outras.

Por fim, o novo sistema operativo pode “ter mais consciência” da orientação ou inclinação do telefone e mudar levemente a posição dos ícone ou da imagem no ecrã de forma a optimizar a visualização a partir de qualquer ângulo.

Como a Apple adoptou uma política de “all hands on deck” para o desenvolvimento do iOS 7 (diz até que foram buscar elementos ao departamento de desenvolvimento do Mac OS), espera-se que o novo sistema esteja pronto o mais tardar em Setembro.

OS X 10.9

A nova versão do Mac OS, com o nome de código “Cabernet” (sim, como o vinho) espera-se que vá buscar ainda mais funcionalidades ao iOS.

No que respeita à interface de utilização não se esperam grande alterações tirando alguns melhoramentos pontuais.

Uma novidade é a possibilidade de inclusão de uma funcionalidade de alternação rápida entre aplicações com um duplo-clique. Outra novidade são os desktops virtuais em tamanho completo do ecrã. Por exemplo vai poder-se ter dois desktops completamente distinto quando se usam dois monitores. Um em cada um.

Existe também a hipótese, mais remota, do Siri fazer uma aparição no Mac OS X.

O lançamento pode ser feito em Julho.

Hardware

O WWDC é um evento dedicado principalmente ao software, mas existem rumores insistentes que será apresentada uma nova geração de Macbooks Pro e Air que vão usar a nova plataforma Haswell da Intel que oferece grandes ganhos em performance e vida de bateria.

Espera-se também a inclusão de suporte nativo para a nova norma de redes sem fios 802.11AC que oferece mais velocidade e alcance.

Segundo o reportado por vários sites, a Apple também poderá renovar a sua gama de de Routers/NAS Time Capsule.

iRadio

Poderá ser esta conferência o local de nascimento do iRadio, o serviço de streaming de música de que se fala cada vez mais insistentemente?

Agora resta esperar pelo keynote que vai decorrer hoje lá para as 18H que pode seguir em directo se tiver um Apple TV ou através do browser Safari num Mac clicando neste link.

Via 9to5 Mac e Mac Rumours