5 Dicas para boas fotos com o smartphone

Os puristas nem querem ouvir falar de se tirar fotografias com um telemóvel porque as fotografias tiram-se é com uma máquina a sério! Se forem tiradas por telemóveis nem olham para elas.

Até certo ponto, estamos de acordo. Por outro lado, qualquer que seja a máquina que a tenha tirado, uma fotografia quando é boa, é boa.

Como tudo na vida, também as câmaras dos smartphones têm prós e contras. Para obter o máximo destas podem salientar-se os prós e minimizar os contras. Aqui ficam algumas dicas para tirar boas fotografias com as aplicações de fotografia para iOS, Android, Windows Phone e outros.

 

Aproximação

Muitas câmaras que vêm com os smartphones, e particularmente a do iPhone, dão melhores fotografias quando estão bastante próximas do objecto a ser fotografado. O pequeno sensor proporciona uma profundidade de campo relativamente ampla. Assim, pode focar bem objectos inteiros em situações em que sensores maiores e lentes maiores têm dificuldades.

 Close up

Ao tirar as fotografias perto do objecto tem também, regra geral, um maior controlo sobre a iluminação do objecto fotografado. Se tiver áreas muito brilhantes em segundo plano que desequilibram a medida da câmara e escurecem o objecto, é só aproximar-se e fazer com que nem sequer apareçam. Bem feitas, as fotografias de pequenos pormenores podem ficar muito bem.

 

Melhor recortar que usar o zoom

Toda a gente com smartphones conhece bem a função de zoom digital. No entanto, é melhor esquecê-la. Assim que começamos o zoom, podemos ver imediatamente a degradação da imagem. A câmara está a extrapolar o que vemos e “põe-se a adivinhar” o aspecto da imagem. Não use.

 CROP

Mas, se recortar a imagem, está a usar as informações dos píxeis que já foram gravadas. É costume os telemóveis terem 8 megapixéis ou mais de resolução. Assim, pode recortar bastante uma imagem e ficar com uma resolução muito boa para expor a foto na Internet. E sem os artefactos do zoom, muitas vezes nem se nota que a fotografia foi tirada de um telemóvel.

 

Deve editar e não filtrar

Com certeza quer criar imagens únicas. Assim, não as pinte com os filtros que toda a gente usa. Até gostamos do Instagram, a propósito. Achamos que partilhar as fotos é excelente. Mas não apreciamos os filtros aplicados. Nem os das outras apps com o mesmo propósito.

 SnapSpeed

Use, em vez disso, uma app de edição de imagem. Pode escolher entre os excelentes SnapSpeed, Photoshop Express ou iPhoto. Com eles pode fazer ajustes válidos, como contraste, nitidez e temperatura de cores. Tudo coisas que também se fazem com uma câmara “a sério”. Pode também colocar as imagens no Lightroom ou outro software de tratamento de imagem se não tiver de as partilhar imediatamente.

 

Usando estas apps, pode começar a criar o seu estilo individual. Ou então melhorar o estilo que já usa em dispositivos que não o telemóvel. É melhor que escolher um filtro que depois cola em todas as fotos.

 

Arranje uma app fotográfica melhorzinha

Esta dica aplica-se principalmente aos utilizadores do iPhone, para obterem mais controlo sobre os seus aparelhos. Pode escolher umas poucas de apps que funcionarão melhor que a que vem incluída com o dispositivo. Uma de que gostamos é o Camera Awesome da SmugMug, por poder fazer fotos em rajada e distinguir entre o bloqueio de AF do da exposição. Também ajuda ser gratuito. Outra app que permite mais controlo é a Camera+.

 Camera Awesome

Escolha a que escolher, uma coisa que deve fazer é passar algum tempo a familiarizar-se com ela. Pratique a tirar fotos com o iPhone, por mais estranho que pareça. Quando precisar de tirar a fotografia da sua vida, fá-lo-á rapidamente e com brio enquanto outros perdem a oportunidade a folhear por entre as apps e as opções.

 

Limpeza das lentes

Os bolsos não são conhecidos pela sua limpeza. De facto, o lixo que lá se acumula tem uma tendência certeira para se fixar na lente dos telemóveis. Assim arrisca-se a obter fotografias esbatidas e escuras, que ficam mal seja qual for o filtro que lhes aplique.

 lente

Hoje em dia as lentes são extremamente resistentes. Pode muito bem limpá-la com um pano suave, podendo até fazê-lo com a t-shirt se não tiver mais nada à mão de semear. De vez em quando pode arranjar uma solução de limpeza e remover toda a porcaria acumulada. Pode não reparar nisso. Pode até nem ver o efeito nas fotos. Mas uma limpeza a fundo pode fazer toda a diferença do mundo.