Um robô que pode caminhar e voar (Vídeo)

Hexa

O site Slashgear noticiou que a empresa MadLab Industries concebeu o Hexa, um robô omnidireccional, com seis rotores e seis pernas, que pode percorrer a pé vários tipos de terreno ou levantar voo para evitar obstáculos. As pernas também podem ser utilizadas como uma espécie de garra para agarrar objectos de pequenas dimensões.
O Hexa foi construído em fibra de carbono e com componentes em alumínio, não ultrapassando um peso total de 4,8Kg, o que permite que se desloque sem grandes problemas.
Melhorias que poderão vir a serem adicionadas incluem a capacidade de o robô se separar em duas secções para serem controladas de forma independente. Isto poderá, eventualmente, ser útil em operações de busca e salvamento.
No passado mês de Dezembro a equipa MLI disse que, se a procura fosse grande, o projecto Hexa poderia passar pela organização de crowdfunding Kickstarter.
Embora actualmente o Hexa necessite de ser controlado por seres humanos, pesquisas que estão a ser realizadas no campo da IA poderão dar origem a versões autónomas.