NEC lança sistema de análise de audiências e medição digital

FieldAnalyst

A NEC Display Solutions Europe, através da Liscic, lançou oficialmente o FieldAnalyst, um sistema que detecta automaticamente rostos humanos a partir de imagens captadas por câmaras de vídeo para análise de sinalização digital e de tráfego.
O FieldAnalyst pode processar este tipo de imagens para estimar em tempo real, o número de entradas e de saídas e grupos de género e faixas etárias. Isso permite aos utilizadores automaticamente realizar vários tipos de análise de marketing – que antes só eram possíveis por via manual – incluindo análise em tempo real de visitantes e eficácia da publicidade. Existem duas versões diferentes do FieldAnalyst: Gate, uma versão especializada em obter apenas dados numéricos e Signage, uma versão mais avançada para obter análises detalhadas.
O resultado da análise pode ser utilizado imediatamente para alterar o conteúdo que está a ser veiculado na sinalização digital de forma a corresponder à audiência, bem como para a produção de relatórios, estatísticas ou análises posteriores. A distância estimada e quanto tempo gasto a olhar para a sinalização digital também são medidos, fornecendo estatísticas importantes sobre a retenção da mensagem e interesse. Pela crescente integração de sensores e soluções de software como o FieldAnalyst em sinalização digital e de aplicações interactivas, a NEC vai introduzir o leafengine no final deste ano: software de middleware que irá apoiar a integração de uma série de soluções de sensores e software através de uma interface padronizada.
O sistema fornece níveis comparáveis de precisão ao de um ser humano, mas executa de forma mais rápida e consistente que este. Além disso, atende a todos os regulamentos de conformidade legal, sendo as imagens não gravadas, apenas recolhe, armazena e analisa dados numéricos.