Desenvolvido novo combustível para foguetões

Desde da década de 1970 que os foguetões da NASA utilizam um combustível chamado hidrazina para ajudar a impulsioná-los até ao espaço. Bastante potente, a hidrazina é altamente inflamável...

Desde da década de 1970 que os foguetões da NASA utilizam um combustível chamado hidrazina para ajudar a impulsioná-los até ao espaço. Bastante potente, a hidrazina é altamente inflamável e emite uma enorme quantidade de calor.
Uma das várias desvantagens é que é altamente tóxica quando inalada ou entra em contacto com a pele.
Segundo a notícia do site TechNewsDaily, os cientistas do Instituto de Investigação Científica da Força Aérea dos EUA desenvolveram um substituto da hidrazina, que para além de ser mais seguro é menos poluente. Com a designação técnica AF-M315E, o novo combustível tem as propriedades desejáveis dos Energetic Ionic Liquids (EILs), compostos de sal na forma líquida e cujas moléculas têm uma carga positiva ou negativa, que os liga mais firmemente e faz com que o líquido seja mais estável.
O primeiro voo de um foguetão com o novo combustível deverá ocorrer em 2015. Se o teste for bem-sucedido, o AF-M315E poderá vir a ser o combustível que irá inaugurar uma nova era de voos espaciais tripulados à Lua, a Marte e possivelmente mais além.

Categorias
AmbienteCiênciaNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link