Dicasespecial

Como recuperar uma drive de CD ou DVD

Drive DVD

Está farto de que a drive óptica do computador falhe a leitura de um CD ou DVD, ou teime em queimar um disco quando quer gravar qualquer coisa? Então está na altura de uma pequena manutenção.

Antes de mais, convém referir que este tipo de procedimento invalidará a garantia do leitor ou gravador, pelo que recomendamos usar sempre que possível um kit específico para limpeza da cabeça óptica. Caso não a tenha, ou se a garantia já tiver expirado, pode meter mãos à obra.

Reconhecer problemas

Nem sempre os problemas na leitura ou gravação são da responsabilidade da unidade óptica, pois muitas vezes CD ou DVD virgens de linha branca ou marcas pouco conhecidas tendem a usar layers de fraca qualidade. Um exemplo simples acontece na leitura de um filme em DVD gravado há mais de sete anos num DVD de fraca qualidade: o mais provável é não o conseguir ler, nem mesmo no leitor de DVD de sala.

Muitas vezes, porém, os erros são gerados pela sujidade e poeiras que tendem a acumular-se no interior das unidades ópticas, em especial nas partes mecânicas e no sistema de leitura óptica. Este componente é extremamente sensivel, funcionando com um laser encarnado de 650 nm, responsável tanto pela leitura como pela gravação dos dados no disco. Caso a lente tenha alguma sujidade, a probabilidade do laser gerado sofrer uma refração é enorme, e é o suficiente para deixar de ler ou gravar os discos CD ou DVD.

Outra situação possível prende-se com o firmware, pois com a saída de layers novos (alguns mais baratos, outros de melhor qualidade), o leitor ou gravador pode não estar optimizado para lidar com eles, daí precisar de uma actualização do firmware para garantir a máxima compatibilidade.

 DVD 1

Parte 1 – Abrir unidade óptica

Para dar início aos trabalhos de limpeza, primeiro terá que remover a drive óptica do computador. Assim que estiver removida, poderá usar um pequeno clipe esticado, e inseri-lo no orifício localizado no painel frontal da unidade, para abrir a gaveta. Este passo é fundamental, pois a gaveta tem um apoio frontal que costuma prender o painel que mais tarde terá que ser removido. De seguida, retire os quatro parafusos inferiores para remover a tampa inferior e a tampa superior. Por vezes, para tirar a tampa superior, deve remover primeiro o painel frontal, usando o passo anteriormente descrito quando abriu a gaveta.

 DVD 2

Parte 2 – Limpeza

Aberta a drive óptica, deverá procurar pelo sistema óptico da unidade de leitura e usar um cotonete embebida com álcool etílico. Por vezes é necessário remover a tampa de fixação do apoio superior dos CD e DVD para ter acesso ao sistema óptico. Verifique se o álcool secou, caso contrário use uma outro cotonete (ou o lado seco da mesma) para remover os excessos de álcool no sistema óptico, mas veja se não fica qualquer tipo de sujidade ou pêlos na superfície.

DVD 3

Parte 3 – Encontrar firmware

Para nos certificarmos que o trabalho fica bem feito, nada melhor do que pesquisar se há alguma actualização para a drive óptica. Um dos melhores sites para pesquisar firmwares é o The Firmware Page, em www.rpc1.org, onde poderá encontrar uma extensa base de dados se clicar em “Firmware Database”. Para a unidade que usámos para o artigo, um Samsung SW-252B, encontrámos três actualizações de firmware (R701, R702, R704) para além do firmware de origem (R700). Não se esqueça de que em muitos casos, tal como para esta drive da Samsung, é necessário descarregar uma aplicação para a actualização, muitas vezes útil, pois consegue assim confirmar-nos qual o firmware que a nossa drive tem instalada.

 DVD 4

Parte 4 – Actualizar Firmware

Se a drive óptica já tiver o último firmware, esqueça este passo, caso contrário está na altura de a actualizar. Deverá então descarregar a aplicação para a actualização (neste caso o SFDNWIN) e o respectivo ficheiro de firmware mais recente (o R704) que tende a vir em formato BIN ou ROM. Escolhido o ficheiro, basta efectuar o download e abri-lo na aplicação, que indicará qual o firmware em uso e qual o firmware do ficheiro escolhido. Convém guardar todos os seus trabalhos e fechar todas as aplicações desnecessárias, pois após a actualização o computador irá reiniciar. Assim que reiniciar, o melhor é experimentar ler ou gravar um CD ou DVD que estava constantemente a falhar e confirmar que o seu esforço acabou por compensar.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×