Afinal, quem lidera mercado dos browsers para computadores desktop?

Browsers

Dependendo da empresa de análise de mercados escolhida, o Internet Explorer ou tem a liderança do mercado dos browsers para computadores desktop ou é ultrapassado pelo Chrome da Google.
A notícia do site MaximumPC dá conta que os dados da NetMarketShare posicionam o Internet Explorer na primeira posição com uma quota de mercado de 55,81%, um valor praticamente inalterado desde o passado mês e pouco mais de um ponto percentual em relação a igual período de 2012.
Os mesmos dados mostram que a quota de mercado do Chrome sofreu uma queda, passando dos 18,85% para os actuais 16,35%. O Firefox surge na segunda posição com uma quota de mercado de 20,3%.
Agora os dados de uma outra empresa, a StatCounter, posicionam o Chrome da Google na primeira posição com uma fatia de mercado de 41,43%, quase dez pontos percentuais acima do registado em igual período de 2012. O Internet Explorer aparece com uma quota de 27,39%, uma queda dos 34,07% registados em 2012. O Firefox aparece com uma quota de mercado de 19,73%.
De acordo com a mesma notícia, a diferença entre os dados apresentados por estas duas empresas está relacionada com a forma de recolher esses mesmos dados. A NetMarketShare recolhe dados dos browsers dos visitantes da rede HitsLink Analytics e de outros sites, algo como 40 mil sites em todo o mundo. A StatCounter, por outro lado, faz uso de um código instalado em mais de 3 milhões de sites em todo o mundo.

Exit mobile version