A explicação do sucesso da gama My Passport Essential da Western Digital é bastante simples: basta aliar boa qualidade de construção a elevada fiabilidade e excelente relação preço/capacidade.
Para comprovar isto, testámos o WD My Passport Essential de 320 GB, com um preço na casa dos €60. Este disco portátil tem um chassis de plástico bastante robusto, com apenas um pequeno led de funcionamento e uma ligação para cabo USB híbrido, ou seja, pode funcionar em computadores com ligação USB 2.0 e USB 3.0.
O cabo serve igualmente para alimentar o disco, dispensando a utilização de um cabo USB adicional ou de transformador externo. O segredo para este disco portátil ter dimensões idênticas às de um simples disco rígido de 2.5” deve-se à integração da controladora USB 3.0 na própria placa do disco, o que evita a necessidade de controladores adicionais (por exemplo, SATA para USB), que tendem não só a consumir mais energia como podem diminuir a fiabilidade do equipamento.
No que toca ao desempenho, convém ter em conta que estamos perante um disco rígido de 5400 rpm, e não uma unidade SSD com memória Flash, tendo a transferência de um ficheiro comprimido de 4 GB demorado 3 m 54 s pela ligação USB 2.0 (17,59 MB/s), e 1 m 45 s pela ligação USB 3.0 (39,21 MB/s), um aumento bastante significativo e a par do esperado. Para concluir, falta referir a integração do software WD SmartWare no disco.
Trata-se de uma aplicação de backup automática, capaz de guardar os seus dados mais importantes, actualizando-os sempre que houver alterações.