UA conquista 13º Festival Nacional de Robótica

A equipa FC Portugal 3D (projecto conjunto das Universidades de Aveiro, Porto, e Minho) venceu o RoboCup German Open 2013, na liga de Futebol Robótico Simulado 3D, tendo marcado 19 golos e sofrido 6. O RoboCup German Open 2013 (Campeonato Europeu de Futebol Robótico) decorreu entre os dias 26 e 28 de Abril em Magdeburgo, Alemanha.
A equipa FC Portugal derrotou na final a equipa magmaOffenburg (Alemanha) por 4-3 na marcação de Penalties. A equipa FC Portugal, projecto que teve início em 2000, já ganhou três campeonatos mundiais e sete campeonatos europeus, tendo conquistado mais de 25 troféus internacionais. A Liga de Simulação 3D é uma competição em que duas equipas de 11 robôs humanóides totalmente autónomos jogam futebol através de um simulador.
No 13º Festival Nacional de Robótica, que decorreu entre os dias 25 e 28 de Abril, em Lisboa, as equipas do grupo de investigação Actividade Transversal em Robótica Inteligente (ATRI) do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) estiveram em destaque. Na competição “FreeBots”, destinada a projectos de investigação abertos a todos os domínios da robótica, a equipa [email protected], da UA, assegurou o primeiro lugar.
A equipa da UA ROTA2013 venceu a prova de Condução Autónoma destinada a robôs móveis capazes de responder a um desafio de condução, totalmente autónoma, numa pista que simula as condições de um trajecto em estrada e inclui semáforos, sinais de trânsito, obstáculos em locais desconhecidos, um túnel e ainda uma zona de obras com desvio não previamente conhecido no percurso original.