Projecto For a Better World vence Final Nacional da Imagine Cup 2013

Ana Ferraz

A Microsoft Portugal deu hoje a conhecer o vencedor da Final Nacional da Imagine Cup 2013, a maior competição tecnológica à escala mundial dirigida a estudantes do ensino superior. For a Better World é o nome do projecto, pensado e desenvolvido por uma aluna de doutoramento da Universidade do Minho, Ana Ferraz, que irá representar Portugal na Final Mundial das Olimpíadas de Software, que este ano terão como palco a cidade de São Petersburgo, na Rússia, de 8 a 11 de Julho.
For a Better World, nome da solução tecnológica desenvolvida em tecnologia Visual Studio 2012, é um dispositivo portátil que permite, de forma automática e em apenas cinco minutos, detectar o grupo sanguíneo, fornecendo informações precisas que pretendem auxiliar profissionais de saúde em situações de emergência, reduzindo os riscos de incompatibilidade e erro humano, nomeadamente em situações de transfusão.
À 10ª edição nacional da Imagine Cup, que decorreu na passada sexta-feira, chegaram 10 projectos nacionais em 3 categorias: Cidadania, Inovação e Jogos, tendo 3 destes disputado a finalíssima, onde se veio a apurar o grande vencedor. À semelhança da edição anterior, o desafio para a edição 2013 da Imagine Cup consistia em reflectir sobre como aplicar a tecnologia para resolver os problemas sociais mais complexos da Humanidade.
O desafio que foi lançado aos estudantes portugueses visava, ainda, o desenvolvimento de uma aplicação tecnológica de raiz, recorrendo para o efeito a uma ampla variedade das mais recentes tecnologias Microsoft, das quais são exemplo: o Kinect for Windows, o Windows Phone, Windows Azure, o Skype, o .Net Framework ou o SQL Server, entre outros.