Piloto MobiPag testa solução de pagamentos móveis em ambiente real

Universidade do Minho

Testar em ambiente real e com casos do dia-a-dia a mais recente solução nacional de pagamentos móveis é o objectivo do piloto demonstrador promovido no âmbito do projecto MobiPag. Esta ferramenta vai agora ser testada e apresentada em várias acções, durante o mês de Abril, na Universidade do Minho, no Campus de Azurém, envolvendo assim a comunidade académica.
Através do piloto será possível, em primeira mão, contactar com as mais recentes inovações em pagamentos com telemóveis, recorrendo a quatro momentos diferentes – pagamento de bens e serviços nos bares, compra e validação de senhas de refeição, compra e validação de títulos de transporte e obtenção e utilização de cupões de oferta.
Para o efeito, um grupo de 18 participantes voluntários, alunos da academia, realizará diversas acções de pagamento, recorrendo ao uso de telemóveis com tecnologia NFC (Comunicação por Aproximação) e com a aplicação MobiPag instalada. Pretende-se assim conhecer as funcionalidades e vantagens da solução, validar todas as componentes técnicas, concretamente ao nível da usabilidade, e perceber quais as principais dificuldades apresentadas pelos utilizadores. Serão analisados vários indicadores, como o tempo que demoram a realizar uma operação, se a selecção que fizeram na aplicação corresponde à acção que pretendiam e se os menus apresentados são perceptíveis, entre outras questões.
No dia 10 de Abril, a Universidade do Minho volta a ser a anfitriã do projecto, num encontro de apresentação da Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis que reunirá todas entidades responsáveis pelo consórcio e onde será apresentada a tecnologia MobiPag. Nessa altura, serão também divulgados os resultados preliminares do piloto, havendo ainda lugar para um debate sobre a desmaterialização das transacções e o futuro dos pagamentos móveis.