No passado, muitos consideraram as Logitech Z5500 como as melhores colunas para o computador, não só pelo facto de oferecerem uma qualidade sonora brilhante, suporte de formatos 5.1 e certificação THX, como pelo preço reduzido, face a todas estas características. O melhor de tudo é que estas colunas poderiam ser utilizadas igualmente na sala, com o sistema de entretenimento, envergonhando muitos sistemas dedicados de valor bem mais elevado.
No entanto, nada dura para sempre, e por isso a Logitech substituiu-as pelas novas Z906. Para começar, a mudança gerou alguma confusão, pois estas não têm um painel de controlo tão sofisticado como as antecessoras. Mas, ignorando esse ponto, as novas Z906 são melhores em quase tudo, do isolamento de ruído electrónico, à qualidade de construção, à fonte de alimentação mais eficiente (consome menos de metade em carga), passando pela utilização de componentes mais eficientes. É um bocado a filosofia que os construtores automóveis têm aplicado aos seus motores, cada vez mais pequenos e eficientes, embora com os mesmos níveis de potência. No caso destas Logitech Z906, mantém-se os 500W RMS.
Por outro lado, temos a simplicidade de utilização oferecida pelo novo painel de controlo, que permite gerir a entrada de sinal, que agora se faz num total de seis portas (um auxiliar, uma estéreo RCA, duas ópticas digitais, uma RCA digital e a típica entrada de três jacks para um sistema 5.1 para PC). Caso utilize uma ligação estéreo, poderá dar uso ao sistema de emulação de efeitos, capaz de criar um sistema 3D virtual, um sistema tradicional 2.1 ou um sistema surround 4.1. Por ter ligações digitais S/PDIF, pode descodificar som Dolby Digital e DTS.
É praticamente impossível apontar defeitos ao desempenho desde sistema, embora a qualidade da origem do som possa determinar a qualidade do som reproduzido, pelo que recomendamos que evite a entrada auxiliar. A certificação THX, atribuída pela Lucasfilm, é uma garantia de que a Logitech levou o desempenho e as características destas Z906 muito a sério.