IBM participa em projecto de investigação que permitirá aproveitar energia solar até 2000 vezes

Os cientistas dos Laboratórios da IBM em Zurique, na Suíça, anunciaram uma parceria com outras entidades locais para o desenvolvimento de um sistema fotovoltaico mais acessível e capaz de...
HCPVT 01

Os cientistas dos Laboratórios da IBM em Zurique, na Suíça, anunciaram uma parceria com outras entidades locais para o desenvolvimento de um sistema fotovoltaico mais acessível e capaz de concentrar em si, em média, o poder de 2000 Sóis, com uma eficiência que permitirá absorver e converter 80% da radiação em energia útil. Este sistema pode ser construído em qualquer lugar do mundo para oferecer energia sustentável, água potável e ar fresco, a um custo três vezes menor do que os sistemas actuais.
O projecto a três anos terá um custo total de 2,4 milhões de dólares, valor este que foi concedido pela Comissão para a Tecnologia e Inovação, na Suíça, a uma equipa de investigação composta por cientistas da IBM Research, da Airlight Energy (um fornecedor de tecnologia solar), da ETH Zurich (formação na área das energias renováveis) e do Instituto de Micro e Nanotecnologia (MNT) para desenvolver um Sistema de Alta Concentração Fotovoltaica e Térmica (HCPVT) mais económico.
Com base num estudo realizado pela European Solar Thermal Electricity Association (ESTELA) e pela Greenpeace Internacional, seriam necessários apenas 2% da área total do deserto do Saara para fornecer a electricidade necessária ao mundo inteiro (Concentrating Solar Power: Outlook 2009). No entanto, as tecnologias de energia solar actualmente existentes no mercado são ainda demasiado caras e lentas para o conseguirem.
O protótipo do sistema HCPVT utiliza um grande dispositivo parabólico, composto por múltiplos espelhos, que consegue posicionar-se mediante o melhor ângulo de acordo com a posição do sol. Uma vez alinhado, os raios do sol reflectem nos espelhos para vários receptores, conseguindo converter 200-250 watts de energia, em média, ao longo de um dia típico de oito horas numa região que habitualmente recebe Sol.

Categorias
AmbienteCiênciaNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link