HP anuncia nova classe de servidores

hpcolor

A HP anunciou o primeiro sistema mundial HP Moonshot comercialmente disponível. Trata-se de uma solução que oferece, de acordo com a empresa, economias ao nível da infraestrutura por consumir até 89% menos energia, ocupar 80% menos espaço e custar menos 77% quando comparada com os servidores tradicionais.
O novo sistema HP Moonshot representa a segunda geração de servidores do Projecto Moonshot da HP. Esta nova classe de servidores foi projectada para lidar com os desafios das TI, criados pelas novas realidades como o social media, cloud, mobilidade e big data. Os servidores Moonshot da HP são construídos a partir de chips mais habitualmente utilizados em smartphones e tablets, que permitem que os servidores sejam capazes de oferecer uma utilização energética reduzida e uma pegada de alta densidade.
A plataforma HP Moonshot é composta pela enclosure HP Moonshot 1500 e pelos servidores optimizados para aplicações HP ProLiant Moonshot. Estes servidores vão oferecer processadores a partir de diversos parceiros HP, sendo que cada um tem a missão de dar resposta a uma carga de trabalho específica.
Garantindo o suporte para 1800 servidores por rack, os servidores HP Moonshot ocupam um oitavo do espaço exigido para os servidores tradicionais. Cada chassis partilha componentes tradicionais, incluindo a rede, a tecnologia de gestão HP Integrated Lights Out (iLo), a fonte de alimentação e as ventoinhas de refrigeração. Estes componentes partilhados reduzem a complexidade e contribuem para a redução das necessidades energética e de espaço.
O primeiro servidor HP ProLiant Moonshot vai estar disponível com o processador Intel Atom S1200 e suportará cargas de trabalho de web-hosting. Por sua vez, o HP Moonshot 1500 – uma enclosure para servidores com 4,3U de altura – surgirá totalmente equipada com 45 servidores com tecnologia Intel, conectividade de rede e ainda componentes de suporte.
A HP também anunciou um roadmap abrangente de servidores HP ProLiant Moonshot optimizados para cargas de trabalho, que incorporam processadores a partir de um vasto ecossistema de parceiros HP, incluindo nomes como AMD, AppliedMicro, Calxeda, Intel e Texas Instruments Incorporated.
Com lançamento agendado para a segunda metade de 2013, os novos servidores HP ProLiant Moonshot vão dar suporte aos emergentes ambientes de cloud na web e aos ambientes de computação massivos, bem como de análise e de telecomunicações. Futuros servidores serão entregues para ambientes de big data, computação de alto desempenho, jogos, serviços financeiros, genética, reconhecimento facial, análise de vídeo e outras aplicações.
O sistema HP Moonshot está já disponível nos Estados Unidos e no Canadá e vai estar disponível na Europa, Ásia e América Latina no início do próximo mês.
Os preços de venda estimados começam nos 50605 euros, envolvendo a enclosure, 45 servidores HP ProLiant Moonshot e um switch integrado.