Grupo de empresas quer revolucionar a distribuição de cinema

Pela primeira vez em Espanha, empresas do sector das telecomunicações e da indústria do cinema uniram-se para tornar realidade um projecto ambicioso para modernizar a distribuição de conteúdos cinematográficos. O grupo estima distribuir 20 mil cópias de filmes e 30 mil trailers por ano, em pelo menos 2 mil salas de cinema conectadas em Espanha, através do satélite Hispasat 1E e sem recurso a suportes físicos.
Os avanços tecnológicos que formam o sistema de distribuição oferecem importantes vantagens face ao utilizado actualmente, dado que conseguem agilizar o processo e reduzir, de forma considerável, o tempo despendido na recepção do filme nas salas, através de uma transmissão simultânea para os cinemas em apenas três horas.
Além disso, não só aumenta a segurança e a eficiência, como também simplifica a logística tradicional, evitando riscos de perdas ou quebras de material e atrasos nas entregas.
A potência, flexibilidade e funcionalidade do satélite possibilitam que este tipo de distribuição integre todo o tipo de conteúdos, de HD e 3D, até à futura Ultra Alta Definição, actualmente em desenvolvimento. Deste modo, a ampla cobertura dos satélites do Grupo Hispasat permite estender a solução à Europa e a todo o continente americano.
O cinema Callao Madrid, uma das mais antigas salas de Espanha, será pioneiro na utilização deste sistema de distribuição cinematográfica, que revolucionará o processo de difusão nos cinemas unindo a tradição cultural e a vanguarda tecnológica. O Grupo Hispasat fornece a capacidade espacial da sua frota de satélites, a Ericsson desenvolveu a plataforma tecnológica (servidor para emissão de conteúdos e equipamento de recepção digital), a MoMe proporciona a integração global do sistema e a sua instalação (antenas emissoras e receptoras, operação e manutenção do sistema) e será fornecedor do serviço. Por último, a Deluxe Spain, fornecedor de serviços audiovisuais, que concentra a maior parte do material cinematográfico distribuído em Espanha, incorporará esta solução nos seus serviços, em exclusividade, para enviar os conteúdos para os cinemas através do sinal de satélite.