ArmazenamentoReviews

Freecom Hard Drive SQ 2TB

O armazenamento para um utilizador digital é como o dinheiro para o dia-a-dia de qualquer pessoa, nunca é demais. Porém, ao contrário do dinheiro, para o armazenamento externo o design conta bastante, razão pelo qual a Freecom decidiu lançar o novo Hard Drive Sq, que tal como o nome indica, utiliza um chassis de formato quadrado bastante apelativo.

Com uma “cintura” em plástico preta e duas tampas em alumínio (algo frágeis), no topo e na base, é nesta última que encontramos os únicos orifícios desde equipamento, que permite assim arrefecer o disco rígido interno utilizado (Seagate Barracuda Green de 2TB SATA 6 e 5900rpm).

As únicas ligações existentes são a porta USB 3.0 no painel traseiro do tal “cinturão” negro, ao lado da entrada da ficha do transformador de alimentação externa. O cabo USB 3.0 tem uma dimensão média (à volta de 50cm), o que possibilita a ligação deste disco externo num televisor de alta definição capaz de reproduzir conteúdos multimédia e, em alguns casos, gravar conteúdos da própria televisão para o disco.

Sabendo à partida que um disco de 5900 rpm terá um desempenho inferior a um disco de 7200rpm  (ou a um SSD), é natural que os 130MB/s de taxa de transferência indicados pela Freecom nos pareçam absurdo, mas a realidade é que a utilização da interface USB 3.0 permite atingir resultados bastante interessantes face a uma ligação com interface USB 2.0.

Para comprovar tais resultados, utilizámos um ficheiro Zip comprimido de 2GB, com diversos ficheiros no seu interior, e transferimos do nosso disco SSD do sistema de teste para o disco da Freecom, tendo o resultado sido de 24MB/s (1m25s) usando uma ligação USB 2.0, e 73MB/s (28s) com a ligação USB 3.0. Não é um resultado equiparável ao de um disco SSD, mas não deixa de ser uma velocidade extremamente interessante e superior a muitos discos portáteis. Por fim falta referir que a drive da Freecom traz um software de backup da Nero para Windows, que permite agendar backups de forma simples e intuitiva.

O armazenamento para um utilizador digital é como o dinheiro para o dia-a-dia de qualquer pessoa, nunca é demais. Porém, ao contrário do dinheiro, para o armazenamento externo o design conta bastante, razão pelo qual a Freecom decidiu lançar o novo Hard Drive Sq, que tal como o nome indica, utiliza um chassis de formato quadrado bastante apelativo. Com uma “cintura” em plastico preta e duas tampas em alumínio (algo frágeis), no topo e na base, é nesta última que encontramos os únicos orifícios desde equipamento, que permite assim arrefecer o disco rígido interno utilizado (Seagate Barracuda Green de 2TB SATA6 e 5900rpm). As únicas ligações existentes são a porta USB 3.0 no painel traseiro do tal “cinturião” negro, ao lado da entrada da ficha do transformador de alimentação externa.

O cabo USB 3.0 tem uma dimensão média (à volta de 50cm), o que possibilita a ligação deste disco externo num televisor de alta definição capaz de reproduzir conteúdos multimédia e, em alguns casos, gravar conteúdos da própria televisão para o disco.

Sabendo à partida que um disco de 5900 rpm terá um desempenho inferior a um disco de 7200rpm  (ou a um SSD), é natural que os 130MB/s de taxa de transferência indicados pela Freecom nos pareçam absurdo, mas a realidade é que a utilização da interface USB 3.0 permite atingir resultados bastante interessantes face a uma ligação com interface USB 2.0. Para comprovar tais resultados, utilizámos um ficheiro Zip comprimido de 2GB, com diversos ficheiros no seu interior, e transferimos do nosso disco SSD do sistema de teste para o disco da Freecom, tendo o resultado sido de 24MB/s (1m25s) usando uma ligação USB 2.0, e 73MB/s (28s) com a ligação USB 3.0. Não é um resultado equiparável ao de um disco SSD, mas não deixa de ser uma velocidade extremamente interessante e superior a muitos discos portáteis. Por fim falta referir que a drive da Freecom traz um software de backup da Nero para Windows, que permite agendar backups de forma simples e intuitiva.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×