Asus Xonar U3

Após ter feito furor com a gama de placas de som para computadores de secretária, a Asus decidiu atacar o mercado dos portáteis que, como se sabe, estão bastante...

Após ter feito furor com a gama de placas de som para computadores de secretária, a Asus decidiu atacar o mercado dos portáteis que, como se sabe, estão bastante limitados na componente sonora, não só por questão de espaço, como do próprio consumo energético. Neste sentido, a Asus tem na nova Xonar U3, a solução ideal não só para melhorar como fornecer o suporte a diversas tecnologias de áudio de alta-fidelidade para o seu computador portátil.

A Xonar U3 tem o aspecto de uma pen 3G de qualquer operador de internet, muito embora pareça ter dois altifalantes no topo, que infelizmente apenas servem para acender dois LED azuis, que indicam se o dispositivo está a funcionar. Há ainda duas fichas, uma para entrada de microfone, outra uma saída de áudio híbrida, que tanto pode ser ligada a auscultadores ou colunas de som por um jack, como a um sistema de som surround mais completo, usando o adaptador S/PDIF óptico digital fornecido, que deste modo suporta as normas Dolby Pro-Logic IIx e Dolby Digital Live.

Para funcionamento do dispositivo, é fundamental a instalação dos drivers e respectivo software, que para utilizadores de placas Xonar da Asus é exactamente igual. É assim possível configurar a Xonar U3 para tirar partido do GX2.5, um motor de som para jogos que suporta normas como EAX 5.0.

No entanto, para desfrutar verdadeiramente deste dispositivo deve usar bons auscultadores (de baixa resistência, até 150 ohms), já que a Xonar U3 actua como descodificador de som com Dolby Headphone e Dolby Virtual Speaker, mas pode funcionar como amplificador de som, caso o portátil esteja limitado neste campo.

Falta, porém, um botão ou potenciómetro para regular o volume, o que terá que ser feito no portátil (pelos botões, teclado ou pelo Windows).

Categorias
ÁudioReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link