Asus Xonar Essence One

A Asus já faz placas de som há algum tempo, mas este é o primeiro amplificador/conversor analógico digital externo externo de alta qualidade  pensado para audiófilos. O Asus Essence...

A Asus já faz placas de som há algum tempo, mas este é o primeiro amplificador/conversor analógico digital externo externo de alta qualidade  pensado para audiófilos.

O Asus Essence One tem duas entradas S/PDif (óptica e coaxial) para que possa ser usado sem computador, uma entrada USB  para o ligar ao computador.

Do lado das saidas existem cinco: uma de 6,3 mm frontal para auscultadores, duas fichas tipo Cannon e duas RCA normais.

Mas é por dentro que o Essence One brilha. O sistema foi construido à volta de um chip C-Media CM6631 e oferece uma relação sinal/ruido de 120 dB para uma maior clareza de som.

Asus-Xonar-Essence-One_Back-e1390482654857

Outra funcionalidade é o sistema de upsampling simétrico que pega no som a 44.1 kHz e faz um upsampling de 8X até aos 352.8 kHz. Se som fonte for a 48 kHz, o Essence One faz upsampling até aos 384 kHz. Ou seja, é um upsampling de 8X real.

Por fim, uma das coisas mais importantes neste tipo de hardware é a fonte de alimentação e esse factor não foi deixado ao acaso neste Essence One. A fonte de alimentação é interna e dispõe de um estabilizador para que o som mantenha sempre a máxima qualidade.

O Essence One só pode ser usado na sua plenitude se tiver um PC porque, infelizmente, a Asus só disponibiliza, para já, drivers para Windows.

No que respeita à qualidade de som, o Asus Essence One funciona muito bem. Experimentámo-lo com os excelentes auscultadores Sony MDR-Z1000 e podemos dizer que o resultado é excelente. Obtivemos um áudio muito límpido e bem desenhado.

Se é um amante de áudio de qualidade o Essence One é um bom investimento, se tiver um Mac tem que esperar por melhores dias…

Categorias
ÁudioReviews

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link