Western Digital My Passport Studio

O FireWire não está morto! Principalmente no mercado Apple em que a falta de ligações USB 3.0 e a demora na adopção da nova norma Thunderbolt faz com que...

O FireWire não está morto!

Principalmente no mercado Apple em que a falta de ligações USB 3.0 e a demora na adopção da nova norma Thunderbolt faz com que ainda vão aparecendo dispositivos de armazenagem que usam esta interface. Como é o caso do disco externo My Passport Studio da Western Digital.

Como já disse, trata-se de um disco externo de 2,5 polegadas com 1 TB de capacidade fechado dentro de uma caixa de metal, alumínio para ser mais preciso.

O My Passport disponibiliza duas ligações FireWire 800, o que permite fazer “pass-through” para outro dispositivo que queira ligar. Também tem uma ligação USB 2.0.

Como o nome indica, o FireWire 800 tem uma velocidade de transferência teórica de 800 mbps (megabits por segundo), mas claro que isto é apenas teórico isto porque há muitos factores externos que podem influenciar a velocidade como o próprio disco ou o chip que faz a conversão dos sinais SATA para FireWire.

Dentro da caixa, para além dos manuais, vai encontrar também os cabos de ligação para cada uma das interfaces.

Para vincar ainda mais o facto deste disco ser vendido para o “público Apple”, o My Passport Studio vem pré-formatado para o sistema operativo Mac OSX. Por isso, se quiser usá-lo com um PC vai ter que o formatar no Windows.

A Western Digital anuncia que este disco é compatível com excelente sistema de cópias de segurança do Mac OS chamado Time Machine. Este sistema faz uma cópia total automática do conteúdo do seu disco que pode substituir uma instalação manual do sistema operativo e ficheiros.

Por fora, o My Passport Studio transmite uma impressão de solidez a toda a prova. É um pouco pesado para um disco deste tamanho.

Ligámos o My Passport Studio através da interface FireWire ao nosso Mac de serviço, um iMac com ecrã de 27 polegadas, processador Intel Core i5, 4GB de RAM e sistema operativo Mountain Lion. Usámos o programa HD Drive Speed Test para Mac para medir a velocidade deste disco usando uma simulação de dois ficheiros: um com 256 MB e outro com 1GB.

No primeiro teste obtivemos uma velocidade máxima de 28,6 MB (megabytes) por segundo e uma velocidade mínima de 21,3 MB por segundo. No segundo obtivemos um valor máximo de 47,3 MB por segundo e um valor mínimo de 35,3 MB por segundo.

O FireWire sempre foi muito forte quando se encontra perante grandes quantidades de dados seja através de streams seja na cópia de ficheiros de tamanho considerável. Já com ficheiros pequenos…

Este pequeno disco é um bom companheiro para o seu portátil para fazer backups ou guardar os seus ficheiros, quer seja PC ou Mac.

Categorias
ArmazenamentoReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link