LG Maximo L9

À semelhança dos outros modelos de smartphone LG que testámos, o L9 tem um ecrã com óptima definição e cores ricas, o que, aliado às 4,5 polegadas HD, torna a visualização de vídeos muito agradável.

A câmara de 5 MP HD de 1080p vem acompanhada por um flash-LED. Apesar do auto-foco, por vezes demora um pouco mais a focar e aguenta pouco tempo a focagem, mas mesmo assim não compromete, nem lhe vai impedir de captar momentos com nitidez.

Ao criar o L9, a LG apostou num design muito fino, leve e elegante, mas pouco original. O smartphone tem à volta um fino rebordo prateado em plástico, que impede que o dispositivo seja todo preto e que lhe confere grande parte da elegância.

O LG Maximo L9 tem no seu interior um processador dual-core ARM Cortex-A9 de 1 GHz e 1 GB de RAM, o que explica a fluidez que encontrámos durante a utilização do Maximo L9, mas ainda assim, com alguns bloqueios de vez em quando. Instalado vem o sistema operativo Android 4.0 Ice Cream Sandwich. Se até aqui o interior do L9 nos parece bem, quando percebemos que a capacidade de armazenamento é de apenas 4GB ficamos um pouco desiludidos.

É verdade que é possível expandir o armazenamento com um cartão MicroSD, mas um bom smartphone deve vir com um espaço de armazenamento considerável. Apesar de termos constatado alguma lentidão a carregar um ou outro jogo mais pesado, a utilização foi sempre fluida e rápida. Um extra do Maximo L9 é o NFC, que funciona sem falhas, mas que ainda não tem muita utilidade no uso diário.

O LG QMemo é um bloco de notas onde se desenha e escreve com os dedos, em vez de utilizar o teclado, tem apenas o problema de se ligar sem ser pedido. Não é algo que aconteça com muita frequência, mas pode ser aborrecido quando tem pressa.

A autonomia deixa muito a desejar, já que, mesmo evitando a utilização do Wi-Fi, foi raro o dia em que não tivemos de carregar o dispositivo. O LG Maximo L9 é um smartphone digno de confiança. O preço do Maximo L9 não é o mais baixo, mas permite-lhe ter um bom smartphone a um preço um pouco inferior aos modelos mais famosos.