IBM colabora com Autarquia e Universidade para transformar o Porto numa cidade mais inteligente

A IBM assinou com a Câmara Municipal do Porto (CMP) um protocolo de cooperação que visa a criação de um Centro de Operações Integrado (COI), que reunirá serviços da...
IBM Logo

A IBM assinou com a Câmara Municipal do Porto (CMP) um protocolo de cooperação que visa a criação de um Centro de Operações Integrado (COI), que reunirá serviços da autarquia e de entidades externas com o objectivo de visualizar e monitorizar as ocorrências de toda a cidade de uma forma integrada. Este projecto piloto, com uma duração aproximada de seis meses, procurará agregar e atribuir valor à informação proveniente de diferentes fontes, para responder de forma rápida e eficaz a qualquer situação de emergência, transformando o Porto numa cidade mais inteligente.
Esta colaboração prevê que o COI se transforme numa ferramenta de gestão da autarquia, proporcionando uma visão amplificada, para uma maior eficiência e operacionalidade na gestão diária da cidade. Está previsto que possa servir ainda de plataforma prestadora de serviços ao cidadão e às empresas, abrangendo inicialmente apenas a cidade e numa fase posterior toda a Área Metropolitana do Porto.
Para a criação do novo centro, a IBM colocará à disposição a infra-estrutura de hardware e software necessária ao projecto, ou em alternativa disponibilizará os serviços em modelo cloud.
O novo centro possibilitará que os cidadãos interajam em tempo real com a cidade, utilizando ferramentas colaborativas e redes sociais, deixando, por exemplo, sugestões ou assinalando situações de risco.
A IBM assinou ainda uma adenda ao protocolo com a Universidade do Porto (UP), de modo a alargar o âmbito da parceria entre as duas entidades. O novo protocolo entre a UP, a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a IBM, no âmbito do Centro de Estudos Avançados (CAS IBM Portugal), prevê uma colaboração mais estreita com vista ao desenvolvimento de soluções avançadas nas áreas das tecnologias de comunicação e à utilização por parte da UP do software Intelligent Operations Center da IBM, no contexto do novo Centro de Competências para as Cidades do Futuro promovido pela FEUP.

Categorias
AmbienteMobilidadeNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link