Congelar um smartphone Android pode revelar os conteúdos confidenciais

Android

Uma equipa alemã de especialistas em segurança descobriu que congelar um dispositivo móvel Galaxy Nexus da Samsung com sistema operativo Android pode revelar os conteúdos confidenciais.
Segundo a notícia da BBC News, a equipa da Universidade Friedrich-Alexander colocou um smartphone com Android num congelador durante uma hora até o dispositivo apresentar uma temperatura de -10C. Então a equipa descobriu que ligar e desligar rapidamente a bateria forçava o aparelho a entrar num estado vulnerável. Esta falha permitiu depois iniciar o aparelho com um software próprio ao invés do Android. A equipa baptizou o software como Frost (Forensic Recovery of Scrambled Telephones).
O programa ajudou a equipa a copiar os dados do dispositivo que foram posteriormente descodificados num computador separado.
Um factor que contribuiu para o sucesso deste ataque é o facto de, após desligado o dispositivo, os dados que estão presentes na memória RAM apagarem-se mais lentamente quando os chips estão frios, o que possibilitou a recuperação da chave de encriptação dos dados permitindo uma descodificação mais rápida.
A equipa está já a planear testar o sistema com smartphones Android de vários fabricantes.