Uma equipa alemã de especialistas em segurança descobriu que congelar um dispositivo móvel Galaxy Nexus da Samsung com sistema operativo Android pode revelar os conteúdos confidenciais.
Segundo a notícia da BBC News, a equipa da Universidade Friedrich-Alexander colocou um smartphone com Android num congelador durante uma hora até o dispositivo apresentar uma temperatura de -10C. Então a equipa descobriu que ligar e desligar rapidamente a bateria forçava o aparelho a entrar num estado vulnerável. Esta falha permitiu depois iniciar o aparelho com um software próprio ao invés do Android. A equipa baptizou o software como Frost (Forensic Recovery of Scrambled Telephones).
O programa ajudou a equipa a copiar os dados do dispositivo que foram posteriormente descodificados num computador separado.
Um factor que contribuiu para o sucesso deste ataque é o facto de, após desligado o dispositivo, os dados que estão presentes na memória RAM apagarem-se mais lentamente quando os chips estão frios, o que possibilitou a recuperação da chave de encriptação dos dados permitindo uma descodificação mais rápida.
A equipa está já a planear testar o sistema com smartphones Android de vários fabricantes.
Também lhe pode interessar
Esta é a segunda maior compra compra da Microsoft desde que adquiriu a rede social LinkedIn.
Embora o mercado de smartphones tenha diminuído devido à pandemia, a venda de sensores de imagem nunca esteve tão forte. Sony continua a dominar, mas a Samsung diminuiu a distância entre os fabricantes.
A rede social Clubhouse é a mais recente vítima do roubo de dados, com a exposição online de dados pessoais de 1,3 milhões de utilizadores desta rede social.
Com a chegada do 5G ao Estádio da Luz, espera-se que as comunicações da dados cheguem aos 3 TB por jogo, com casa cheia.