OKI C330DN

A tecnologia de impressão LED só recentemente começou a ser levada a sério, embora não seja nova e alguns fabricantes a utilizem há mais de 20 anos – é o caso da Oki, com a sua linha de impressoras profissionais.

Esta tecnologia tem permitido à Oki criar algumas das mais compactas e económicas impressoras A4 a cores profissionais, graças ao menor consumo energético. Outras das vantagens que impressoras como a nova C330DN têm é serem menos propensas a avarias e situações como o papel encravado, devido à utilização de menos partes móveis.

Por estes motivos, a Oki oferece três anos de garantia no equipamento e garantia vitalícia na cabeça de impressão LED, desde que utilize consumiveis originais, naturalmente. Esta Oki C330dn é das mais pequenas impressoras A4 a cores, deste segmento e com esta velocidade de impressão (22 páginas por minuto a cores), demorando apenas nove segundos até que a primeira página seja impressa (outra das vantagens face às impressoras laser).

Com um processador de 533 MHz e 128 MB de memória (expansível até 640 MB), destaca-se ainda a utilização de ligações USB e Ethernet. A impressão, com resolução máxima de 1200 x 600 dpi, embora não se consiga equiparar à de uma impressora fotográfica a jacto de tinta, consegue realizar bons trabalhos, especialmente devido ao acabamento com partículas de cera, que tornam a impressão ligeiramente acetinada.

Embora a Oki não recomende a utilização de papel fotográfico, devido às altas temperaturas da unidade fusora, esta C330dn está preparada para lidar com papel desde o formato A6 até banners de 1200 mm e cartões de grossura média, que podem ter até 220 g.

É portanto uma impressora ideal para quem trabalhe em estúdios de design e pretenda realizar grande parte dos trabalhos “in-house” ou verificar qual o resultado de grandes trabalhos, antes de os enviar para uma gráfica dedicada.