FedEX consegue transferir diariamente mais informação que toda a Internet

O site “What If…” que responde a dúvidas de física “todas as terças-feiras” decidiu fazer um frente-a-frente: de um lado a Internet, a rede que reune quase todas as...
fedex

O site “What If…” que responde a dúvidas de física “todas as terças-feiras” decidiu fazer um frente-a-frente: de um lado a Internet, a rede que reune quase todas as redes de computadores do mundo e do outro a FedEx uma empresa de transportes urgentes.

À primeira vista, uma coisa nada parece ter a ver com a outra, mas na realidade tem. Se convertermos todas as encomendas da FedEx em sistemas de transporte de dados, como por exemplo discos rígidos de 1 TB de capacidade. Se usarem a tecnologia SSD (Solid State Drive) pesam cerca de 78 gramas.

Segundo um estudo da Cisco, a Internet oferece 167 terabits por segundo de largura de banda total.

Se enchermos a frota de 654 aviões da FedEx com caixas de sapatos cheias com estes discos rígidos conseguimos transportar diariamente de 150 exabytes, o que corresponde a 14 petabits por segundo, ou seja cerca de 10 vezes mais dados que toda a Internet. Se, em vez de discos, usarmos, cartões de memória microSD aumentamos a densidade de dados e conseguimos fazer subir o valor para  177 petabits por segundo ou 2 zettabytes por dia, o que corresponde a 1000 vezes o tráfego diário da Internet.

Notícia original.

Categorias
CuriosidadesNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link