Se quis experimentar o novo Windows 8 Consumer Preview e não seguiu o nosso artigo que explicava como o podia instalar e usar sem fazer modificações ao sistema operativo que tem na sua máquina através da utilização de uma máquina virtual aqui fica um pequeno tutorial que lhe ensina a remover o Windows 8 e voltar ao estado em que a sua máquina estava.
Se fez o download do novo sistema operativo, gravou a imagem ISO para um DVD (ou a colocou numa Pen), e o instalou no disco da sua máquina o processo de remoção depende muito das decisões que tomou quando o processo de instalação estava a decorrer:
Se escolheu actualizar o sistema que já tinha instalado.
Neste caso as únicas formas de voltar atrás são:
- Através do restauro de uma cópia de segurança total do sistema. Esta solução permite-lhe repôr o sistema tal como estava, incluido todos os seus ficheiros.
- Através da utilização do CD/DVD de restauro de sistema que vem com o seu computador. Neste caso vai perder todos os dados que tinha porque o computador vai ficar exactamente como estava quando saiu da fábrica. Para fazer a recuperação do computador seguindo este método procure o procedimento no manual que acompanha a máquina. Se não o tiver, normalmente esta reposição envolve colocar o CD/DVD na drive reiniciar a máquina e premir a tecla F2 ou F1 para que ela arranque a partir do disco óptico e iniciar o processo de restauro.
Se escolheu instalar o Windows 8 numa partição separado no seu disco:
Se optou por instalar o Consumer Preview do Windows 8 numa partição separada, o processo de remoção é simples e permite-lhe (se tudo correr bem) ficar com todos os ficheiros que tinha antes de instalar:
- Remover o Windows 8 do “boot loader”. O Windows tem um sistema chamado “boot loader” que procura o disco por partições que possam servir para arrancar a máquina e depois mostra-lhe um menu com a lista destas partições para que possa escolher com que sistema quer arrancar. Para remover a partição do Windows 8 desta lista (para já ainda não se vai remover os dados fisicamente), vai precisar de um programa chamado EasyBCD (que pode encontrar aqui).
- Depois de o instalar, execute-o e cloque em “Edit Boot Menu” na sidebar. Escolha Windows 8 Consumer Preview e depois clique em Delete.
- Assim que o programa remover o Windows 8 da lista de sistema operativos, escolha a partição onde está o sistema operativo que usava (Windows XP/Vista/7) e ponha um visto na caixa que aparece junto ao nome e clique em “Save Settings”.
- Por fim, na Sidebar clique em “BCD Backup/Repair”, depois escolha “Re-Create/repair boot files” e, por fim, clique em “Perform Action” para iniciar o processo.
Se, depois de reiniciar o computador, este arrancar como deve pode passar para a parte em que se remove fisicamente a partição onde estava o Windows 8.
Se, por outro lado, o computador continuar a arrancar para o Windows 8 terá que repetir o processo indicado anteriormente.
Remover completamente a partição do Windows 8
- Procure no menu Iniciar por “Criar e formatar partições do disco rígido”.
- Depois clique com o botão direito do rato na partição onde tem o Windows 8 instalado. Não se esqueça de verificar se é mesmo a partição do Windows 8! Escolha “Apagar Volume” e depois clique me Sim.
- Clique no espaço vazio e depois em “Apagar Partições” e depois mais uma vez em sim. Depois de concluido o processo, o espaço onde estava o Windows 8 deve aparecer como Vazio.
- Agora escolha a partição do Windows, clique com o botão direito e escolha “Aumentar Volume”, clique em Seguinte e depois em Concluir para que a partição do seu sistema operativo vá ocupar o espaço onde estava o Windows 8.
Se seguiu o nosso tutorial sobre usar o Windows 8 numa máquina virtual e quiser remover o Windows 8, basta apagar o disco virtual (que não passa de uma ficheiro guardado no disco) e remover o programa no painel de controlo Adicionar/Remover Programas.