5 programas para acelerar o seu disco rígido

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 15 min

Todos sabemos que devemos desfragmentar o disco, mas como com muitas outras coisas chatas da vida, adiamos até não podermos adiar mais. Depois, quando tem mesmo que ser, usamos a primeira ferramenta que temos à mão, que não é necessariamente a melhor.

Vamos mostrar-lhe aqui diversos utilitários de desfragmentação. A que encontra no Windows é de uma variedade simples, que apenas reúne os bocados dos ficheiros espalhados pelo disco. Um disco muito desfragmentado fica mais rápido, claro. Mas falta-lhe algumas funcionalidades, como a automatização do processo de desfragmentação quando o nível de fragmentação do disco ultrapassar um dado patamar, ou desfragmentar em tempo real em segundo plano, na mesma altura em que ocorre a fragmentação. Depois há uma questão de optimização, as diversas maneiras de ordenar os ficheiros numa drive que permitem um acesso mais rápido aos dados. Pode pôr os ficheiros mais usados nas faixas externas do prato, que se lêem muito mais rapidamente. Ou os ficheiros de uma aplicação ou jogo grande e cheio de gráficos pesados podem ficar todos no mesmo local, o que acelera o acesso à medida cada parte do programa vai carregando. Há imensas opções, que dão resultados excelentes… se escolher um programa com ferramentas para tal.

Neste apanhado mostramos vários desfragmentadores adequados para utilizadores com diferentes necessidades. Qualquer deles é gratuito ou tem um período de trial com funcionalidade completa.

 


 

O&O Defrag 15 Professional Edition

Analisar e desfragmentar diversas partições num disco rígido é coisa para a lendária paciência oriental, de tão moroso que é. Mas agora há o O&O Defrag 15 Pro. Foi feito para funcionar em diversas partições, mostra-as todas ao mesmo tempo depois de uma análise rapidíssima. E tem todas as funcionalidades. Pode agendar desfragmentações e executar vários comandos antes e/ou depois das desfragmentações. Pode desfragmentar apenas um ficheiro, uma directoria, não tocar em certos ficheiros, e parar e/ou interromper funções por comando do utilizador, ou quando o processador e/ou o disco, chegarem a uma dada carga ou intensidade de processamento.

Este programa dispõe de toda uma série de meios para o informar, como por exemplo gráficos que mostram o nível de fragmentação na drive durante quatro semanas, ou o nível de fragmentação de cada ficheiro, indicando o número de fragmentos, o tamanho do ficheiro e outros dados.

O Defrag 15 Pro oferece vários métodos de optimização com nomes nomes que podem ser difíceis de interiorizar. O modo Stealth quer dizer mais velocidade e menor uso dos recursos quando se desfragmentam e consolidam os ficheiros. O modo Space maximiza o espaço livre contíguo. Há três formas de desfragmentação completa, que são Access, ordenando pelo último ficheiro a que se teve acesso, Modified, ordenando pela data da última alteração, e Name, ordenando alfabeticamente. Também um extra opcional que coloca os ficheiros cruciais nas faixas externas e os menos importantes nas internas, cujas definições são de fácil alteração. Uma crítica que fazemos é que o Defrag 15 Pro não é muito bom a determinar quanto tempo uma desfragmentação levará, problema comum a muitos desfragmentadores. Uma vez o programa indicou que levaria 117 minutos a efectuar uma desfragmentação, mas acabou em pouco mais de uma hora. Trabalhos que levariam mais tempo mostraram discrepâncias ainda maiores. Talvez a melhor solução seja a do PerfectDisk 12 da Raxco que nem sequer diz quanto tempo pode demorar.

Mas tendo em conta os pontos positivos deste programa, trata-se de uma falha insignificante. O Defrag 15 Pro tem mutas funcionalidades, e de muito fácil utilização. Trata-se de um produto caro, mas o seu trial deixa ver absolutamente tudo o que é capaz.

Ficha Técnica

O&O Defrag 15 Pro

Desenvolvido por: O&O Software GmbH

Distribuído por: O&O Software GmbH

Contacto: www.oo-software.com

Preço: €29 Edição Pro

[button color=”black” link=”http://www.oo-software.com/en/products/oodefrag”]Comprar/Download[/button]

 

 

Ashampoo Magical Defrag 3

A maioria dos utilizadores não precisa de uma aplicação de desfragmentação completa. Se apenas quiser uma funcionalidade e uma interface de entendimento fácil, pode muito bem usar o Magical Defrag 3. A interface simples tem apenas alguns controlos, que servem principalmente para administração dos trabalhos ou para agendar desfragmentações através de um assistente. Pode assim seleccionar as drives, indicar ao programa se há ficheiros a ignorar, e de que tamanhos, e indicar as condições em que se deve parar o trabalho, tais como durante o modo de bateria, durante uma impressão. Pode também definir os intervalos entre as tarefas e indicar as datas de começo e fim. Os trabalhos guardados podem ser executados a qualquer altura e não apenas de acordo com a agenda. Ou então, escolha uma drive e comece o processo de desfragmentação. A predefinição é o programa procurar pelos ficheiros que se desfragmentaram recentemente e, quando tiver o computador inactivo, desfragmenta-os correndo o seu screensaver opcional.

O Magical Defrag 3 não tem funcionalidades de optimização. Não se selecciona onde os ficheiros ficam na drive, nem por que ordem ficam. Nem pode ver como está a decorrer a desfragmentação, na análise ou no processo. Tem apenas uma descrição verbal do resultado. A análise, por seu lado, leva imenso tempo a processar partições grandes. Seja como for, o programa dispõe de uma interface simples e um punhado de opções de configuração muito úteis, mais um sistema de ajuda sensível ao contexto. Tem um período de trial de 40 dias, e mesmo assim o programa está longe de ser dos mais caros. Vale a pena dar uma espreitadela.

Ficha Técnica

Ashampoo Magical Defrag 3

Desenvolvido por: Ashampoo

Distribuído por: Ashampoo

Contacto: www.ashampoo.com

Preço: €14,99 (existe versão trial gratuita)

[button color=”black” link=”http://www.ashampoo.com/br/eur/pin/0244/System_Utilities/Ashampoo-Magical-Defrag-3″]Comprar/Download[/button]

 

 

IObit Smart Defrag 2.3

Não se deve estar à espera que um programa de desfragmentação gratuito tenha imensas opções de optimização. Mas mesmo assim, o IObit Smart Defrag tem algumas bastante boas. Pode fazer desfragmentações aquando do arranque da máquina, agendadas, e automatizar a desfragmentação. Esta pode parar quando a utilização de recursos excede um limite definido pelo utilizador. Pode também criar uma lista de exclusões para não desfragmentar os ficheiros e as pastas que indicar.

O programa tem três perfis de optimização: Defrag Only, Defrag and Fast Optimize e Fully Optimize. O primeiro perfil não muda os ficheiros de sítio, e os outros dois são dois métodos de eliminar o espaço vazio entre os ficheiros. Não tem opções para as faixas interiores ou exteriores e o sistema de ajuda sumário não dá mais indicações. Uma coisa verificámos: quando não havia muito espaço livre nas drives, como as que estejam 80% cheias ou mais, o Defrag and Fully Automize tinha muita dificuldade em deslocar e recombinar os ficheiros e pouco conseguia. Tem é uma opção para ignorar os ficheiros maiores que 1GB, que pode ajudar nesses casos.

Vale a pena falar nas informações que o programa disponibiliza. Oferece, por exemplo, uma lista de ficheiros fragmentados de cada partição que se pode ordenar por nome, tamanho, caminho e número de fragmentos. Não se pode dar instruções para desfragmentar um só ficheiro, mas o utilizador fica com uma ideia de quais são os ficheiros aos quais o sistema acede mais, independentemente do tamanho. Também mostra um gráfico da utilização da CPU e actividade do disco a tempo real e os níveis de desfragmentação dos ficheiros. No separador de desfragmentação ao arranque aparecem informações sobre a data, tamanho e drives que foram desfragmentadas e opções para desfragmentar ou não o MFT, ficheiro de página e ficheiros de sistema.

O Smart Defrag funciona muito bem e com muita fiabilidade para um programa gratuito. E, precisamente, é gratuito.

Ficha Técnica

Smart Defrag

Desenvolvido por: IOBit

Distribuído por: IOBit

Contacto: www.iobit.com

Preço: Gratuito

[button color=”black” link=”http://www.iobit.com/iobitsmartdefrag.html”]Download[/button]

 

 

Raxco PerfectDisk 12.5 Pro

O PerfectDisk 12.5 Pro é um peso pesado que indica informações aprofundadas sobre as drives e proporciona um controlo completo dobre o processo de desfragmentação. Se qualquer pessoa ganha com esta abordagem, ela é dirigida às pessoas que gostam de estudar aquilo que querem fazer e não tanto às que gostam que o programa faça as coisas por elas. Tem todas as ferramentas esperadas, como desfragmentação aquando do arranque do sistema, agendamento com imensas opções, desfragmentação de ficheiros especificados pelo utilizador, exclusões, optimização automática quando se atinge um certo nível de fragmentação, suporta drives muito grandes, prevenção da fragmentação em tempo real e muito mais. Tem também um gestor de espaço que procura ficheiros duplicados e lhe permite escolher quais eliminar.

O PerfectDisk não tem exactamente diversos métodos de desfragmentação. Tem é uma série de parâmetros que se podem alterar de modo a criar cinco estratégias de desfragmentação definindo o tamanho máximo dos ficheiros a desfragmentar, o espaço entre os diferentes ficheiros, se se devem consolidar os fragmentos, ou ordenar por modificados recentemente ou raramente, e muito mais. Não é lá muito fácil saber exactamente o que fazem as definições, mas quando o conseguir, verá que funcionam bem umas com as outras e criam a estratégia que definir.

Pode encontrar neste programa o separador Dashboard, algo que raramente se vê num programa de desfragmentação. Mostra a saúde, temperatura e desempenho do disco rígido. Tem também outras informações importantes e mensagens de aviso, como, por exemplo, que a fragmentação atingiu uma dada percentagem. O separador S.M.A.R.T. tem informações mais técnicas sobre a drive, incluindo o modo de transferência, a taxa de rotação, tentativas de recalibração, e mais.

O PerfectDisk 12.5 Pro tem o melhor sistema de ajuda interna dos programas que aqui vimos. Muito bem organizado e com selecções detalhadas e sensíveis ao contexto, belas ilustrações e links QB. O PerfectDisk 12.5 Pro é como que um produto de luxo. Velocidade, opções e um controlo preciso. Que mais se pode querer?

Ficha Técnica

PerfectDisk 12.5 Pro

Desenvolvido por: RAXCO Software

Distribuído por: RAXCO Software

Contacto: www.raxco.com

Preço: $24,99 (existe versão trial gratuita)

[button color=”black” link=”http://www.raxco.com/home/home-premium.aspx”]Comprar/Download[/button]

 

 

Auslogics Disk Defrag 3.3

Para finalizar, mais um produto gratuito. Mas um com capacidades sólidas. Não é um Defrag Pro 15 mas nem todos precisamos de tudo o que este tem nem de pagar o respectivo preço. O Auslogics é, no entanto, bastante melhor, mais rápido e com mais funcionalidades que o desfragmentador do Windows.

Este programa tem uma análise rápida aos discos e dois modos de desfragmentação: rápida e com consolidação do espaço vazio. Tem opções para deslocar os ficheiros com acesso recente a zona externa do disco de forma a serem acedidos com maior facilidade, e não mexer nos fragmentos com um tamanho pré-determinado. Pode também fazer-se uma lista de ficheiros e de pastas que serão excluídas da desfragmentação. Há outra opção para apagar os conteúdos das várias pastas de ficheiros temporários do Windows antes da desfragmentação, para que não se processem ficheiros desnecessários. A menos que o utilizador queira mesmo.

O Smart Defrag da IObit cria uma lista dos ficheiros fragmentados, mas o Disk Defrag não só faz isso com também lhe permite seleccionar um ficheiro ou conjunto de ficheiros para desfragmentar. Pode escolher várias drives e seleccionar uma frequência diária, semanal ou mensal, mas só se pode escolher um único método de desfragmentação para todos os agendamentos. Para além disso, só pode agendar a desfragmentação, ou indicar que quer desfragmentar automaticamente quando o PC não estiver a fazer nada. E também não tem nenhum sistema de ajuda, apenas um link para um manual online inexistente.

Mas em toda a probabilidade não precisa de ajuda para utilizar este programa fácil. É rápido, de fácil utilização e poucas mas úteis funcionalidades. E não se esqueçam: é gratuito.

Ficha Técnica

Auslogics Disk Defrag 3.3

Desenvolvido por: Auslogics

Distribuído por: Auslogics

Contacto: www.auslogics.com

Preço: Gratuito para uso doméstico

[button color=”black” link=”http://www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/download/”]Download[/button]

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version