A Microsoft vai acrescentar uma nova funcionalidade à ferramenta de captura de ecrã do Windows 11 que permite a criação de ficheiros GIF animados a partir dos ficheiros de vídeo .mp4 que já é capaz de capturar a partir do ecrã do PC.
A ferramenta de recorte de ecrã do Windows já recebeu uma funcionalidade que permite gravar vídeos a partir do conteúdo do ecrã. Esta funcionalidade já recebeu uma actualização que inclui a possibilidade de cortar os vídeos (trim) que permite aos utilizadores manterem apenas as partes que lhe interessam.
Imagens da nova funcionalidade foram publicadas na rede social X e mostram que a barra de menus da ferramenta de recorte tem um novo botão denominado ‘GIF’. Quando o utilizador clica nesse botão, abre-se uma pequena janela chamada ‘Criar GIF’. Aí, o utilizador pode escolher a qualidade do ficheiro GIF antes de o gravar para um suporte de armazenamento.
É possível escolher qualidade ‘Baixa’ ou ‘Alta’, o que influencia a qualidade da imagem e o espaço que o ficheiro resultante vai ocupar no disco. O utilizador também recebe informações acerca da duração da animação e a a velocidade em frames por segundo.
Depois de escolher a qualidade do ficheiro, o utilizador pode gravá-lo através do botão ‘Exportar’ ou passá-lo para a área de transferência (clipboard) com um clique no botão ‘Copiar’. Também vai estar disponível um atalho de teclado par aceder a esta funcionalidade. Em vez de abrir a ferramenta de recorte do Windows, o utilizado pode usar a combinação de teclas CTRL+G para aceder directamente á funcionalidade de criação de ficheiros GIF.
Quando é usado o atalho de teclado para aceder a esta funcionalidade, o ficheiro GIF é criado automaticamente a partir da área seleccionada do ecrã e gravado com as definições padrão.
Para além da possibilidade de criar ficheiros GIF animados, a ferramenta de recorte do Windows 11 também vai receber outra novidade chamada ‘Perfect Screenshots’ (capturas de ecrã perfeitas), que estará disponível apenas para PC Copilot+.
Neste modo, o utilizador não tem de recortar as capturas de ecrã para manter apenas as partes que quiser usar.
A ferramenta de recorte do Windows 11 vai ter um novo botão na barra de ferramentas que permite filtrar conteúdos não desejados que estejam na imagem. Esta funcionalidade usa Inteligência Artificial para detectar o conteúdo principal de uma imagem que utilizador quer manter.