Review: iMyFone Umate Pro

Se é um utilizador intensivo de dispositivos móveis e utiliza um iPhone como smartphone, o mais certo é estar arrependido de não ter adquirido uma versão com maior capacidade...

Se é um utilizador intensivo de dispositivos móveis e utiliza um iPhone como smartphone, o mais certo é estar arrependido de não ter adquirido uma versão com maior capacidade de armazenamento, tal é a facilidade com que enchemos o pouco espaço disponível com as nossas fotografias, vídeos e aplicações. Veja o exemplo do Spotify, um verdadeiro consumidor de espaço quando usamos o download das nossas playlists para pouparmos no consumo de dados.

Mas não pense que estes são os únicos problemas que poderá encontrar no seu iPhone (ou iPad ou iPod), uma vez que é habitual que ficheiros supostamente eliminados continuem presentes, e estejam não só a ocupar espaço como podem ser facilmente recuperados. Esta situação é particularmente grave se estivermos a falar em ficheiros com conteúdos pessoais.

Para resolver este problema, a iMyFone criou o Umate Pro, uma aplicação que após instalada no seu PC, seja Windows ou Mac OSX, permite aceder ao seu dispositivo iOS e eliminar definitivamente os seus ficheiros. Tenha sempre em atenção que independentemente da versão usada, gratuita ou a profissional, terá que ter instalada a última versão do iTunes no seu computador (válido tanto para Windows como Mac), visto a aplicação usar as permissões do iTunes para aceder e controlar o seu dispositivo iOS.

Versão Gratuita

Embora seja possível utilizar, de forma gratuita, o Umate Pro, este estará significativamente limitado, permitindo apenas a limpeza de ficheiro de lixo existentes no seu dispositivo, comprimir apenas as últimas cinco fotografias captadas e remover apenas uma aplicação instalada.

Em termos de funcionalidades de protecção de privacidade, apenas terá acesso à visualização dos ficheiros eliminados e de dados privados, sendo impossível eliminar os mesmos. Claro que para contornar estas limitações, bastará introduzir o código de registo que lhe será enviado pela iMyFone quando adquirir as aplicações completas.

Professional

Para tirar total partido das capacidades do Umate Pro, terá efectivamente que adquirir a versão Professional. Abrindo a aplicação, ser-lhe-ão dadas as instruções para ligar o seu dispositivo iOS ao computador, usando o cabo fornecido com o mesmo, ou um compatível que disponha em casa.

Através do painel lateral terá acesso directo às funcionalidades da aplicação, como a função de um Clique para Libertar Espaço, função essa que simplesmente elimina ficheiros desnecessários, ficheiros temporários, comprime as imagens e elimina ficheiros grandes e aplicações que não sejam usadas. A seguinte função, Apagar Todos os Dados é perfeita para quem pretende eliminar todos os ficheiros existentes no equipamento antes de o vender a outra pessoa, sendo que o Umate Pro consegue eliminar os dados de forma a serem impossíveis de recuperar.

É ainda possível apagar Pastas Excluídas, todos os seus Dados Privados (como histórico de chamadas, mensagens, fotografias, vídeos e outros), ou simplesmente apagar fragmentos de ficheiros, este último campo fundamental para eliminar ficheiros que foram mal eliminados, através da desinstalação de aplicação, que estão simplesmente a ocupar espaço.

Conclusão

Embora obrigue a instalar o iTunes, para aceder directamente ao armazenamento do seu dispositivo iOS, o Umate Pro nunca precisou de aceder ao painel desta para funcionar. Usando uma interface extremamente fácil e intuitiva, esta aplicação é tão eficaz que recomendamos alguma cautela durante a sua utilização, não vá eliminar dados ou aplicações necessárias, durante o processo de libertação de espaço.

Poderá experimentar a versão gratuita, embora com diversas limitações, através do download do ficheiro de instalação tanto para Windows como Mac OS X. Se desejar, aproveite a campanha de desconto que permite reduzir significativamente o preço do iMyFone Umate Pro, seja para Windows como para Mac, com um preço a rondar os 17,74 euros.

Prós

Interface Simples: Facilidade de utilização.
Limpeza eficaz: Consegue detectar e eliminar os mais variados ficheiros de sistema que deixaram de ser necessários a partir do momento em que desinstalou as aplicações que deixou de usar.

Contras

Cuidados de utilização: O Umate Pro é tão eficaz que requer algum cuidado quando o estiver a usar, pois poderá permitir, sem querer, que a aplicação elimine ficheiros que ainda poderão ser necessários.

Categorias
ReviewsSoftware
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

  • Sony Xperia XZ Premium

    Review – Sony Xperia XZ Premium

    Com a chegada do Xperia XZ Premium, a Sony demonstra como é possível colocar as mais importantes inovações tecnológicas do momento. Mas ter-se-ão esquecido do design?...
  • Laiq Glam

    Review – Laiq Glam

    As novidades são o Glam e o Monaco, um exclusivo MEO (ou Altice, daqui para a frente). O Glam destaca-se pela construção metálica, uma melhoria face ao anterior Glow,...
  • LG Super UHD SJ850

    Review – LG Super UHD SJ850

    Em 2015, a Samsung lançou as suas televisões topo de gama com a designação SUHD, tendo a LG ripostado em 2016 com o lançamento das suas Super UHD, que...
  • HP Elitebook X360 1030 G2

    Review – HP Elitebook X360 1030 G2

    Este é, talvez, o terceiro ou o quarto computador híbrido da HP que passa aqui pela redacção. O Elitebook tem a particularidade de permitir que o ecrã seja rodado...

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia