INOV-INESC apresenta resultados de estudo sobre a utilização de dispositivos móveis entre os jovens

A um mês da realização da Cerimónia Final do Prémio FAQtos 2017 – “Aplicando as RF”, agendada para 8 de Julho, no Instituto Superior Técnico, a equipa de investigadores...
Smartphone-Use

A um mês da realização da Cerimónia Final do Prémio FAQtos 2017 – “Aplicando as RF”, agendada para 8 de Julho, no Instituto Superior Técnico, a equipa de investigadores do INOV-INESC responsável pelo projecto divulga os resultados de cinco anos de inquéritos aos jovens portugueses sobre a utilização do telemóvel.

Entre 2010 e 2016, os 8595 inquéritos aplicados em 130 estabelecimentos de ensino secundário em todo o país indicam que os jovens (entre os 15 e os 18 anos) aumentaram a utilização da Internet no telemóvel (neste último ano lectivo mais de 48% dos inquiridos indicou ser este o principal serviço usado), nomeadamente para acesso a redes sociais (mais de 87% têm um tarifário que inclui pacote de dados).

Mais de 15% possui mais do que um equipamento, sendo que a maioria tem telemóvel desde os 10 anos (idade com que tipicamente se ingressa no 2º ciclo do ensino básico). Apenas 0.4% dos inquiridos indicou não usar telemóvel.

As tendências na utilização reportam valores elevados (em média, 75 SMS enviados e 30 minutos de chamadas diários), sendo de destacar a crescente utilização de canais de comunicação baseados na Internet para troca de mensagens, diminuindo o número de mensagens enviadas por dia (nos três primeiros anos de projecto, reportou-se uma média de 100 SMS/dia).

Para este decréscimo tem contribuído o aumento dos tarifários com pacotes de dados incluídos.

As raparigas fazem menos chamadas mas 20% mais longas em duração, enquanto os rapazes telefonam mais vezes por períodos mais curtos e enviam mais mensagens escritas (via SMS).

Os jovens que recebem o seu primeiro telemóvel mais cedo tendem a um uso mais intenso, verificando-se ainda uma inversão na tendência de preocupação sobre os efeitos possíveis das radiações – aproximadamente 37% dos jovens preocupa-se, em contraste com os 17% que já procuraram informação sobre o tema.

Via INOV-INESC.

Categorias
MobilidadeNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia