VirusPT

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.

Desde hoje de manhã que têm vindo a público relatos de que várias empresas em Portugal e Espanha foram vítimas de um ataque de Ransomware. O ataque parece ter como alvos grandes empresas dos dois países, como a Vodafone e Telefónica em Espanha e a EDP e Portugal Telecom em Portugal.

O Ransomware é um tipo de vírus que utiliza o sistema de encriptação de ficheiros do próprio sistema operativo (Windows ou Mac) para impedir o utilizador legítimo do computador de lhes aceder. Normalmente é pedida uma quantia numa qualquer moeda, muitas vezes Bitcoins, para libertar os ficheiros. Daí o nome Ransomware – Ransom = Resgate.

Este tipo de software malicioso propaga-se através de email ou através do sistema de partilhas de ficheiros de uma rede local e pode ser removido do sistema operativo como qualquer vírus informático. Apesar disso, os ficheiros encriptados serão perdidos se não for pago o resgate pedido pelos cibercriminosos. Segundo notícias a circular em vários meios de comunicação, os colaboradores da PT já foram notificados para desligarem os seus computadores da rede da empresa.

Já um responsável da Telefónica usou o Twitter para identificar o vírus como sendo o Wannacry, também conhecido como Wanna Decryptor.

 

Apesar de se propagar directamente via rede, os utilizadores dos serviços comerciais de acesso à Internet da PT não serão afectados.

Mais informação aqui e aqui.

Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *