Notícias
Está a ler
Microsoft divulga especificações da nova Xbox Project Scorpio
0

Microsoft divulga especificações da nova Xbox Project Scorpio

por Pedro Tróia6 Abril, 2017

Numa acção de marketing, que pode ser considerada uma das jogadas mais bem pensadas da Microsoft nos últimos anos, a empresa de Redmond convidou Richard Leadbetter responsável da secção ‘Digital Foundry’ do site Eurogamer, um dos maiores críticos da opções feitas para o hardware da Xbox One, a deslocar-se à sede da empresa para ver em primeira mão um protótipo da nova Xbox, conhecida como Project Scorpio, a funcionar.

Pode dizer-se que Richard veio completamente rendido às potencialidades da nova proposta da Microsoft. Como se pode ver pelo vídeo.

A Microsoft prometeu que a ‘Xbox Scorpio’ seria a mais potente consola de sempre e, pelo menos no papel, parece que é o caso. Senão vejamos:

A nova Xbox terá um SoC fabricado pela TMSC que inclui oito núcleos de processamento AMD a funcionar a 2,3 GHz, um GPU AMD a com 40 unidades de processamento a funcionar a 1172 MHz, 12 GB de memória GDDR5 (8 GB estão acessíveis directamente às aplicações).

A largura de banda da memória será de 326 GB/S (Gigabytes por segundo), cerca de mais 100 GB que na PS4 Pro.

O disco rígido será de 1 TB e o leitor ótico será um Blu-ray 4K UHD.

Mas não é tudo, como pode ver pelo vídeo, o trabalho de optimização e personalização da Scorpio parece ter sido o que ocupou mais os engenheiros da Microsoft. O processo de desenvolvimento da Scorpio foi um pouco diferente do usado noutras consolas, visto que a Microsoft começou por analisar o software que já existe para Xbox One e desenvolveu o hardware a partir daí, optimizando todos os afunilamentos que causavam problemas de processamento, atrasos e quedas nas frame rates.

Uma dessas optimizações resultou na passagem de grande parte dos comandos da API DirectX 12 para o hardware o que lhe confere um substancial aumento de velocidade em relação a uma solução puramente de software.

Especificações da Project Scorpio

Especificações da Project Scorpio

A Microsoft promete que os jogos da Xbox One e Scorpio vão poder ser executados em 4K nativo (no primeiro caso terá de existir algum trabalho de actualização para que isso aconteça), a 60 FPS.

Uma das coisas que ainda são válidas hoje em dia é que o hardware por si só não vende, tem de haver uma aposta clara também no software. Vejamos o que a Microsoft poderá fazer contra a ramada japonesa neste campo.

Está previsto que a Scorpio chegue ao mercado na segunda metade de 2017, mas ainda não há indicação de preços nem do design final.

Acerca do autor
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.