Microsoft divulga especificações da nova Xbox Project Scorpio

Numa acção de marketing, que pode ser considerada uma das jogadas mais bem pensadas da Microsoft nos últimos anos, a empresa de Redmond convidou Richard Leadbetter responsável da secção...

Numa acção de marketing, que pode ser considerada uma das jogadas mais bem pensadas da Microsoft nos últimos anos, a empresa de Redmond convidou Richard Leadbetter responsável da secção ‘Digital Foundry’ do site Eurogamer, um dos maiores críticos da opções feitas para o hardware da Xbox One, a deslocar-se à sede da empresa para ver em primeira mão um protótipo da nova Xbox, conhecida como Project Scorpio, a funcionar.

Pode dizer-se que Richard veio completamente rendido às potencialidades da nova proposta da Microsoft. Como se pode ver pelo vídeo.

A Microsoft prometeu que a ‘Xbox Scorpio’ seria a mais potente consola de sempre e, pelo menos no papel, parece que é o caso. Senão vejamos:

A nova Xbox terá um SoC fabricado pela TMSC que inclui oito núcleos de processamento AMD a funcionar a 2,3 GHz, um GPU AMD a com 40 unidades de processamento a funcionar a 1172 MHz, 12 GB de memória GDDR5 (8 GB estão acessíveis directamente às aplicações).

A largura de banda da memória será de 326 GB/S (Gigabytes por segundo), cerca de mais 100 GB que na PS4 Pro.

O disco rígido será de 1 TB e o leitor ótico será um Blu-ray 4K UHD.

Mas não é tudo, como pode ver pelo vídeo, o trabalho de optimização e personalização da Scorpio parece ter sido o que ocupou mais os engenheiros da Microsoft. O processo de desenvolvimento da Scorpio foi um pouco diferente do usado noutras consolas, visto que a Microsoft começou por analisar o software que já existe para Xbox One e desenvolveu o hardware a partir daí, optimizando todos os afunilamentos que causavam problemas de processamento, atrasos e quedas nas frame rates.

Uma dessas optimizações resultou na passagem de grande parte dos comandos da API DirectX 12 para o hardware o que lhe confere um substancial aumento de velocidade em relação a uma solução puramente de software.

Especificações da Project Scorpio

Especificações da Project Scorpio

A Microsoft promete que os jogos da Xbox One e Scorpio vão poder ser executados em 4K nativo (no primeiro caso terá de existir algum trabalho de actualização para que isso aconteça), a 60 FPS.

Uma das coisas que ainda são válidas hoje em dia é que o hardware por si só não vende, tem de haver uma aposta clara também no software. Vejamos o que a Microsoft poderá fazer contra a ramada japonesa neste campo.

Está previsto que a Scorpio chegue ao mercado na segunda metade de 2017, mas ainda não há indicação de preços nem do design final.

Categorias
HardwareJogosNotíciasXbox

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS