Dicas
Está a ler
Controle as actualizações automáticas do Windows 10
0

Controle as actualizações automáticas do Windows 10

por Ricardo Durand11 Janeiro, 2017

Já alguma vez precisou de usar o computador e, em vez de ir logo para o desktop, encontrou um ecrã cor de laranja com actualizações a decorrer? Isto acontece porque não tem bem definidas as horas de actividade do Windows 10. Vamos resolver esse problema.

Ligar o computador e ser impedido de o usar durante meia hora por causa de um update do Windows é uma situação bastante aborrecida. Podemos também estar a trabalhar e, de repente, sermos alertados de que o computador tem de reiniciar por causa de actualizações inadiáveis. Com a chegada da edição de upgrades de Aniversário do Windows, esse problema foi minimizado, pois agora há uma funcionalidade que lhe vai permitir controlar muito bem as horas a que os updates de sistema podem ser feitos.

Assim, podemos definir um horário em que essas actualizações não podem ser instaladas, para que deixem de entrar em conflito com o nosso tempo de utilização do PC. Podemos encontrar esta ferramenta, chamada ‘Horas de Actividade’ dentro do menu ‘Definições’ do Windows e indicar um máximo de doze horas por dia em que pode impedir o computador de fazer updates que o impeçam de o usar.

Mais vale prevenir que remediar

Indicar um horário específico para actualizações no Windows 10 é muito simples e nem cinco minutos demora. Por isso, vale bem a pena afinar esta definição agora, para que quando precisar mesmo de usar o computador não seja travado pelo reinício do sistema ou por instalações de upgrades que duram meia hora ou mais, assim que liga o computador. Para definir o espaço de tempo exacto em que o PC deverá fazer updates, entre no menu ‘Start’ e depois siga para as ‘Definições’ (ícone da engrenagem, à esquerda). Aqui, aceda ao menu ‘Actualizar e segurança’, onde fica logo no separador que nos interessa: ‘Windows Update’.

Meio dia é o limite
Pode ser que, como nós, já tenha uma actualização pendente para ser feita. Mesmo que não haja qualquer update para o seu computador, vai ver a opção ‘Alterar horas de actividade’ logo a meio da janela. Assim que clicar nesta opção, surge-lhe um ecrã da cor que tiver adoptado no seu Windows 10 (laranja, no nosso caso) com dois campos que pode alterar: ‘Hora de início’ e ‘Hora de fim’.

Horas de actividade
É precisamente aqui que vai poder definir as horas em que quer impedir o computador de instalar actualizações, até um máximo de doze horas por dia – ou seja, não pode seleccionar um intervalo de tempo de, por exemplo, um dia (24 horas) para que o sistema fique bloqueado contra as actualizações do Windows.

Trabalhar sem interrupções

Assim que tiver o seu horário de exclusão de updates definido, clique em ‘Guardar’. O computador vai ficar, agora agendado para reiniciar e fazer as actualizações necessárias fora das horas de actividade seleccionadas. Sempre que precisar de adaptar a sua utilização para que não choque com os updates, pode definir um novo espaço temporal sempre que queira, neste menu. Alterar as horas de actividade é uma garantia segura de que não será interrompido durante as suas horas de trabalho ou, por exemplo, ao fim-de-semana, se usar o computador para ver um filme mais à noite.

Horas de actividade

Acerca do autor
Ricardo Durand
Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.