High-Tech Girl
Está a ler
“Estamos a viver o momento mais emocionante que alguma vez este sector viveu”
Paloma Real
4380 146 0

“Estamos a viver o momento mais emocionante que alguma vez este sector viveu”

por High-Tech Girl23 Junho, 2016

Profissionalmente, Paloma Real esteve sempre ligada às soluções de pagamento móvel. É uma das responsáveis pelo novo produto da MasterCard: o sistema de pagamentos contactless nos transportes públicos de Madrid, uma inovação que em breve chegará a Portugal.

O que a levou a escolher esta profissional? E quais eram as suas expectativas quando decidiu seguir a carreira de Engenheira de Telecomunicações?
Desde pequena, senti-me atraída pela tecnologia e pela inovação, foi isto que me levou a fazer esta escolha de carreira. Durante a minha licenciatura, o que mais me interessou foram os temas que giravam à volta da tecnologia móvel e quando iniciei a minha carreira profissional tinha a clara noção de que queria trabalhar nesta área.

O que foi mais difícil neste percurso?

É verdade que me movi num ambiente predominantemente masculino. No entanto, tive a sorte de nunca sentir qualquer tipo de discriminação. Trabalho numa empresa, a Mastercard, que aposta claramente no talento feminino. Só para referir algumas iniciativas em que estamos envolvidas: desde 2014 que fazemos parte da Women 2.0, que procura talentos femininos para a indústria financeira e de tecnologia. Também em 2014 criámos o Girls4Tech, que apresenta a nossa tecnologia de pagamentos e envolve os nossos funcionários como modelos e mentores. A iniciativa tem o objectivo de inspirar jovens para uma carreira nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Desde que o programa foi lançado, chegámos a mais de 1600 raparigas nos Estados Unidos, Índia, Alemanha e Emirados Árabes Unidos.

Como é o seu dia-a-dia de trabalho?

Depois de tomar o pequeno-almoço com os meus filhos e deixá-los na escola, vou para o escritório onde trabalho para aumentar o crescimento e desenvolvimento de oportunidades de negócio com clientes e potenciais clientes, com foco especial em parcerias com clientes não-tradicionais e novos parceiros da indústria financeira. O objectivo é promover o desenvolvimento de novas soluções de pagamento entre clientes, o comércio e consumidores, e acelerar a evolução tecnológica do mercado digital mundial.

Na sua opinião, o que há de mais fascinante no encontro entre telefonia móvel e o comércio digital? E o que nos espera no futuro próximo neste âmbito?

O futuro dos pagamentos é móvel. Na MasterCard defendemos que 2016 será um ano decisivo para a consolidação do pagamento móvel graças à tecnologia NFC e à segurança e fiabilidade que estes meios de pagamento proporcionam. E este é apenas o começo: dentro de muitos poucos anos qualquer dispositivo conectado será uma forma de pagamento. Ou seja, no futuro – e presente – não só o dinheiro irá desaparecer, como, a médio prazo, os cartões também.

Para uma jovem que agora começa a pensar que profissão irá seguir, o que lhe diria se lhe pedisse um bom argumento para seguir os seus passos?

Estamos a viver agora o momento mais emocionante que alguma vez este sector viveu. A revolução na indústria do pagamento, que está agora a decorrer, é realmente fascinante do ponto de vista tecnológico. A MasterCard é uma empresa tecnológica acima de tudo e está a liderar esta revolução. Quem quiser fazer parte de tudo isso será mais que bem-vinda.

Acerca do autor
High-Tech Girl
Sou jornalista e tenho interesse pelos mais variados temas, mas a tecnologia vem em primeiro lugar. Gosto de escrever sobre e para mulheres porque estou farta de ouvir que tecnologia é uma coisa de homens.