Notícias
Está a ler
Universidade de Aveiro cria Biobanco de Neuroimagem
1

Universidade de Aveiro cria Biobanco de Neuroimagem

por Luis Vedor27 Novembro, 2015

O Biobanco de Neuroimagem é um projecto de um repositório de imagens médicas do sistema nervoso central que, salvaguardado o anonimato e a codificação dos dados, permite o acesso à informação neurorradiológica para fins científicos e educacionais, promovendo maior rigor nos diagnósticos e aprofundando o conhecimento da patologia neurológica em geral.

O projecto resulta de uma parceria que envolve a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), o Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) / Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) da UA e a empresa BMD software.

A plataforma, que já está disponível, permite aceder a informação sobre casos clínicos com valor técnico, educacional e científico. Estes casos são ‘carregados’ no sistema por utilizadores devidamente credenciados pela SPNR. Uma vez no sistema, podem ser consultados, descarregados, comentados e seguidos de forma dinâmica pelos utilizadores das comunidades médica e científica.

A plataforma integra um visualizador de imagem, através do qual é possível navegar nos estudos imagiológicos, fazer anotações gráficas e ainda partilhar a visualização com terceiros. O Biobanco de Neuroimagem caracteriza-se ainda pela sua faceta de rede social, visando promover a discussão dos casos entre membros da comunidade médica, desde que devidamente registados.

Via Universidade de Aveiro.

Acerca do autor
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.