Educação
Está a ler
28 sites onde pode aprender a programar
3

28 sites onde pode aprender a programar

por Pedro Tróia24 Março, 2014

Aprender a programar é um pouco como aprender uma segunda ou terceira língua. E tal como acontece com as línguas também se consegue aprender a programar online sozinho ou com uma ajudinha de um especialista.

As linguagens que podem aprender nestes sites tanto dão para construir sites ou apps, como para construir aplicações para computadores “a sério”. Se já souber programar, pode aproveitar para acrescentar mais uma linguagem ao seu currículo. Por outro lado, se não tem jeito para programador, mas gosta de computadores, ter uma ideia como funcionam os programas que usa todos os dias pode poupar-lhe tempo e chatices.

Aqui vai a lista, escolha um ou vários e mãos à obra!

1. MIT Open Courseware

O Open Courseware do MIT disponibiliza 2100 cursos que vão desde a engenharia electrotécnica até à informática. Os recursos gratuitos incluem manuais, exames, conteúdos multimedia, trabalhos, projectos e exemplos. Todos eles usados em cursos do MIT há dos últimos anos.

2. Coursera

O Coursera foi lançado em Abril e já tem mais de um milhão de alunos espalhados por mais de 200 cursos em 33 universidades. Esta startup de ensino da Universidade de Stanford permite-lhe tirar um curso superior com professores reais numa universidade sem gastar um tostão.

3. Udacity

O Udacity é um serviço gratuito com 14 cursos onde aprende a resolver problemas com a ajuda de professores universitários. As aulas vão desde programação à Física, passando pela criação de startups.

4. Google Code University

É da Google ensina a programar e é gratuito. É especialmente indicado para quem quer começar a trabalhar em Android.
GoogleCode

5. Mozilla Developer Network

Este site da Mozilla, a empresa por trás do browser Firefox Mozilla, tem o objectivo de o ensinar a fazer sites.
Mozilla

6. HTML5 Rocks

O nome diz tudo! Mas se tiver dúvidas, este site ensina-o a trabalhar com a última versão da linguagem de que são feitas as páginas web, HTML5.

7. The Code Player

Este site ajuda-o a iniciar-se na programação HTML5, CSS3 e Javascript através de exemplos.

8. Codecademy

O Codecademy é um site onde pode aprender a programar por módulos que o obrigam a atingir objectivos, como acontece nos jogos de computador.

9. Khan Academy

Este site vai para além do ensino da programação. Aqui pode aprender várias disciplinas gratuitamente. A lista de apoiantes é impressionante!

10. General Assembly

Estes cursos são pagos e ao vivo. Pode ver os módulos que estão a decorrer, comprar um bilhete que lhe dá acesso a uma password e pronto!
General-Assembly

11. PeepCode

No PeepCode pode aprender a usar uma grande variedade de linguagens de programação. As lições são pagas e para descarregar.
PeepCode

12. Eloquent JavaScript

O site Eloquent JavaScript é um livro online gratuito que, como o nome deixa antever ajuda-o a começar a programar  m JavaScript.

13. Ruby Koans

Se quer aprender a programar em Ruby, este é o sítio a visitar. É gratuito.

14. Learn Code The Hard Way

O site Learn Code The Hard Way iniciou a sua vida como um livro gratuito chamado Learn Python The Hard Way, mas já se expendiu para Ruby e C.

15. Stack Overflow

Este site oferece uma grande quantidade de informação útil a quem se quer lançar no mundo da programação. Se ficar encalhado num qualquer ponto a comunidade está pronta a ajudá-lo.
Stack-Overflow

16. Coder Dojo

Os Coder Dojos são lugares físicos onde os mais novos podem aprender a programar. Em Portugal existem dois: em Lisboa e Braga.

17. O’Reilly

Para além dos livros, a O’Reilly também oferece cursos de programação pagos, online.

Oreily

18. Scratch

O Scratch é um programa gartuito desenvolvido pelo Media Lab do MIT que serve para mostrar aos mais novos como se constroem histórias interactivas.

19. Apple Developer

Este é o sítio a ver se quer desenvolver software para produtos Apple. Aqui encontra muitos recursos para o ajudar a dominar as ferramentas que a Apple coloca gratuitamente à disposição de quem quiser desenvolver para as suas plataformas.

20. Android Developer

Android Developers

Este é o site oficial da Google para todos os que querem desenvolver para Android, tem vídeos e documentos sobre as melhores práticas para desenvolver para estas plataformas.

21. Mobiletuts+

O Mobiletuts+ oferece alguns tutoriais gratuitos sobre programação para Android e iOS. Os cursos tem componentes gratuitas e pagas.

22. Udemy

Udemy oferece cursos, pagos e gratuitos,  sobre uma grande quantidade de temas incluindo programação.
Udemy

23. Code School

O Code School oferece cursos em vídeo através do pagamento de uma subscrição mensal. Também disponibiliza cursos gratuitos.
Code-School

24. Bloc

O Bloc promete transformá-lo num developer de páginas web em 12 semanas. Através de uma mensalidade (não muito barata) o Bloc arranja-lhe um tutor que o acompanha todo o curso.
Bloc

25. Treehouse

O Treehouse tem mais de 600 vídeos de formação que pode ver mediante o pagamento de uma mensalidade. Existe também uma subscrição premium que lhe oferece mais funcionalidades.

26. Programr

O Programr ajuda-o a aprender a programar e JAVA, C++, PYTHON, C#, PHP, RUBY, JQUERY, ANDROID, IOS, J2EE, JS, ANGULARJS, BACKBONEJS, AJAX, FLASH, SQL, HTML/CSS de uma forma diferente: construir algo até funcionar.

27. Processing

O Processing é uma linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento que pode descarregar no site. Este software foi pensado para ajudar os iniciados na programação a expandir os seus conhecimentos.

28. Eduke.Me

Este é nacional e inclui cursos online de programação e marketing digital pagos e gratuito.

Eduke Me

Esta lista não é de todo final e se quiserem podem acrescentar mais sites, basta deixar um comentário!

Acerca do autor
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.